Pedro – Atacante do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Pedro é um dos destaques do Flamengo atualmente e renovou com o clube até o fim de 2027


Pedro Guilherme Abreu dos Santos, mais conhecido apenas como Pedro, é um atleta nascido em 20 de julho de 1997 (25 anos), que foi contratado pelo Flamengo em 2020. O jogador chegou ao Rubro-Negro após pedido do técnico Jorge Jesus, grande admirador do atacante. Hoje, o atacante é considerado ídolo e coleciona diversos títulos pelo Mais Querido.

Quando Pedro foi contratado pelo Flamengo? Quanto custou?

A contratação de Pedro foi anunciada pelo Flamengo no dia 23 de janeiro de 2020, por empréstimo junto à Fiorentina (ITA). O Rubro-Negro já havia tentado trazer o atacante antes, quando ele ainda atuava pelo Fluminense, mas o time das Laranjeiras não quis vender o atleta ao Fla.

Depois de passar a primeira temporada por empréstimo, Pedro foi comprado em definitivo pelo Flamengo no fim de 2020. O clube desembolsou cerca de R$ 112 milhões para tirá-lo de vez da Fiorentina.

Trajetória no Flamengo

Com prestígio da torcida e do então treinador Jorge Jesus, Pedro chegou ao Flamengo com a ideia de brigar pela titularidade e revezar com Bruno Henrique e Gabigol, que atuavam como dupla àquela época. O atacante teve um bom início, mas acabou perdendo espaço depois da mudança de treinador, visto que Domènec Torrent, sucessor de Jorge Jesus, não via um bom encaixe para Pedro e Gabriel atuarem juntos.

Apesar da inicial perda de espaço, Pedro acabou dando a volta por cima ainda em 2020. Isso porque, Gabigol passou a ser convocado para a Seleção Brasileira e, além disso, sofreu uma grave lesão, assim dando espaço para o companheiro de equipe. Aproveitando a oportunidade, o centroavante foi figura fundamental para conquista do título do Brasileirão daquele ano, chegando a ser eleito, inclusive, o melhor jogador do mês de novembro, já com Rogério Ceni no comando.

Apesar do grande destaque, Pedro voltou a ser banco quando Gabigol retornou a ter condições de jogo. Em 2021, a situação ficou ainda mais complicada. O Flamengo trocou de treinador, com Renato Gaúcho assumindo a vaga de Rogério Ceni. Com o novo técnico, Gabriel passou a ser visto ainda mais como protagonista, e o companheiro de equipe foi mais escanteado.

Em 2022, o cenário começou ainda mais difícil para o artilheiro. Com a nova mudança no comando técnico e Paulo Sousa à frente do Flamengo, o então camisa 21 teve oportunidades cada vez mais escassas e cogitou sair do Rubro-Negro. Com proposta do Palmeiras e de clubes europeus, o jogador ‘balançou’, mas a diretoria vetou a saída.

A grande reviravolta na carreira de Pedro foi com a chegada de Dorival Júnior ao Flamengo. Com o técnico brasileiro, ele não só ganhou espaço no time titular, como passou a ser o ‘homem gol’ da equipe, com Gabigol passando a atuar mais longe da área.

Com confiança e sequência, o resultado veio: Pedro foi o artilheiro da Libertadores e marcou gol na final da Copa do Brasil, ajudando o Rubro-Negro a ser campeão das duas competições em 2022. Ao todo, ele participou de 59 (33 como titular), nos quais marcou 29 gols e foi um dos artilheiros da equipe na temporada, empatado com Gabriel.

No começo de 2023, Pedro ‘ganhou’ dois grandes presentes do Flamengo: o primeiro foi a camisa 9, número com o qual se identifica desde os tempos de base; o outro foi a renovação contratual, com novo vínculo indo até o fim de 2027.


Informações pessoais:

Nome: Pedro Guilherme Abreu dos Santos
Nascimento: 20 de julho de 1997 (25 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ
Altura: 1,85m
Número da camisa: 9
Pé preferencial: Direito
Clubes anteriores: Fluminense e Fiorentina

Até quando vai o contrato dele com o Flamengo?

Pedro exibe camisa do Flamengo ao lado de Marcos Braz e Bruno Spindel, após renovação de contrato.
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Quais títulos Pedro conquistou na carreira?

  • Copa Libertadores da América (2022 – Flamengo)
  • Recopa Sul-Americana (2020 – Flamengo)
  • Campeonato Brasileiro (2020 – Flamengo)
  • Copa do Brasil (2022 – Flamengo)
  • 2x Supercopa do Brasil (2020 e 2021 – Flamengo)
  • 2x Campeonato Carioca (2020 e 2021 – Flamengo)
Compartilhe com os amigos

Veja também