FOTO: REPRODUÇÃO
O Flamengo tem sido um divisor de águas no futebol brasileiro. Já há alguns anos que o estilo de jogo aplicado no país é, em média, defensivo e explorando o erro do adversário no contra-ataque. Desde que Jorge Jesus chegou ao Fla, no entanto, um futebol mais ofensivo foi aplicado, o que gera elogios de muitos jornalistas e torcedores.
Durante o programa Debate Final, dos canais FOX Sports, o ex-jogador Júnior Baiano foi questionado se já havia atuado da maneira como o Flamengo joga, ofensivamente, com os defensores, muitas das vezes, ficando isolados com os atacantes adversários. O ex-zagueiro garantiu que não, nem mesmo na Alemanha, onde defendeu o Werder Bremen entre os anos de 1995 e 1996.
— Nunca joguei assim, de ficar no mano a mano, nunca… Na Alemanha, nós jogávamos em cima (dos adversários), mas sempre tinha a cobertura. Às vezes jogávamos com três zagueiros. Sempre jogava um egípcio e eu, mas sempre tínhamos cobertura. O cabeça de área entrava no meio da gente. Eu nunca joguei da maneira como o Flamengo está jogando -, disse o ex-jogador.
Júnior Baiano foi revelado pelo Flamengo e foi o zagueiro que mais marcou gols, ao lado de Juan, na história do clube, com 33 gols. Além do Rubro-Negro, ele tivera passagens por São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama, Internacional, América-RJ, Brasiliense, Volta Redonda e Macapá, equipes do futebol brasileiro. Fora do país, o ex-defensor atuou por Werder Bremen, da Alemanha, Shanghai Shenhua, da China, e Miami FC, dos Estados Unidos.