Postado em: 26 de mar de 2013.
No mesmo dia em que lançou seu novo projeto de sócio-torcedor, o Flamengo tem mais uma notícia boa para dar aos seus torcedores: o clube conseguiu obter as certidões negativas de débito (CND) referentes às dívidas com a Receita Federal, o FGTS e o INSS.
Com estes documentos, o clube comprova estar em dia com suas pendências em relação a tais órgãos estatais e consegue um alívio nas penhoras que aterrorizaram as finanças do Rubro-negro desde o início da presidência de Eduardo Bandeira de Mello.
Entendida como uma conquista do Flamengo, a obtenção das três certidões ainda não representa o fim dos problemas financeiros já que as dívidas do clube ainda alcançam a casa dos R$ 300 milhões. Além disso, faltam as certidões junto à Justiça do Trabalho e à Fazenda Estadual e Municipal.
Passado de problemas
Patrocinado por longos anos pela Petrobras, o Flamengo encerrou seu casamento com a empresa petrolífera estatal devido à falta das CNDs.
À época, o Rubro-negro passou muito tempo com o dinheiro do patrocínio retido e, quando conseguia a liberação da verba, não obtinha a renovação das certidões.
O que pode mudar?
Tema árido para o torcedor, as certidões negativas de débito constituem um passo importante para a melhora das condições financeiras do Flamengo.
Com as CNDs, o clube ficará apto a receber patrocínios de empresas estatais. Atualmente, por exemplo, a diretoria rubro-negra tem em mãos uma proposta da Caixa Econômica Federal (CEF) de R$ 35 milhões.
Além disso, as certidões possibilitam o clube de receber recursos via Lei de Incentivo, situação que poderia ter salvado os esportes olímpicos do Flamengo como judô e ginástica artística, que tiveram sua categoria profissional encerrada recentemente.
Fonte: Ei