Digão, Lateral-direito da categoria de base do Flamengo, sonha em substituir Léo Moura.

Compartilhe

Postado em: 6 de mar de 2013.

Nascido e criado na Freguesia, zona oeste do Rio, o lateral-direito titular dos juniores do Flamengo, Rodrigo Longo Freitas, ou Digão, de 19 anos, vive um momento único na sua carreira. Na Taça Guanabara Sub-20, marcou sete gols em oito jogos, sendo o vice-artilheiro da competição, atrás apenas de Douglas Baggio, que marcou oito gols. Digão poderia até ter conseguido chegar à média de um gol por jogo, não fosse o pênalti perdido no início da semifinal contra o Botafogo, disputada no último domingo, em Moça Bonita. O Flamengo ficou no empate em um a um e acabou eliminado, mesmo com dois pênaltis marcados a seu favor – o outro foi perdido nos minutos finais por Igor Sartori, que já treina entre os profissionais.

Digão, é claro, lamentou o dia inspirado do goleiro alvinegro Andrey, que defendeu as duas cobranças, mas o momento é de felicidade. Em boa fase, sonha ficar com a vaga de Leonardo Moura, que se aproxima de uma aposentadoria – ele tem contrato até o fim do ano com o Flamengo e mudou o discurso, que antes abria possibilidade para passar a atuar como meia, desejando permanecer na lateral.

Mesmo cauteloso nas declarações, deixando claro que só pensa na possibilidade de ser titular dos profissionais quando o camisa 2 atual definir o rumo do restante da sua carreira, Digão não consegue esconder a empolgação com o recente sucesso. E também com o fato de não haver, hoje, um substituto para Moura, lacuna deixada com a saída de Galhardo para o Santos. Quem vem ocupando essa posição de reserva improvisado é o volante Luiz Antônio, outra cria da base rubro-negra.

– Foram sete gols em oito jogos, nunca tinha feito sete gols em nenhum campeonato. Fico muito feliz, espero ter a chance de repetir isso na Taça Rio. Acho que tenho condições, assim que o Léo Moura passar para o meio ou aposentar, espero ter uma oportunidade. Consigo compor bem aquela lateral e tomar que o Dorival (Júnior, técnico da equipe profissional) me dê uma chance – disse Digão.

Questionado sobre o que mudou em sua forma de atuar para passar a marcar tantos gols, Digão credita a boa fase ao técnico dos juniores, Cléber dos Santos. O rapaz que chegou ao Flamengo há quase 13 anos, no futebol de salão, quer a oportunidade de mostrar que já tem condições de atuar como gente grande. Com Vanderlei Luxemburgo, em 2012, chegou a treinar na equipe principal e até entrou em uma partida, na vitória por 4 a 0 sobre o Bonsucesso, pela Taça Guanabara. Foi reserva e entrou durante o jogo no lugar de João Felipe.

– Acho que o principal para ter conseguido marcar esses gols é a liberdade que o Cléber, que me conhece desde o juvenil, me dá. Ele me deixa livre e passa bastante confiança para atacar, acho que isso conta muito. Cheguei a treinar com os profissionais, até joguei com o Luxemburgo, mas com o Dorival ainda não tive oportunidade. Espero que ele tenha observado essa Taça Guanabara de juniores e me dê uma chance.

O único contato com Dorival até o momento, contudo, foi em instruções durante os coletivos da base que o treinador vez por outra observa.

– Não cheguei a conversar com ele ainda não, ele fala com a gente da parte tática lá nos coletivos. Mas em particular nunca conversei, não. Tenho de trabalhar para conseguir uma oportunidade – concluiu o lateral.

Fonte: GE

O que vocês acharam Nação? Comentem sem precisar de cadastro (Nome/URL ou Anônimo)!

Notícias recentes

  • Manchetes

CBF define data para implementar 5 regras da FIFA da Copa do Mundo no Brasileirão

Quando começam as novas regras da FIFA no Brasileirão?   A Confederação Brasileira de Futebol…

16/07/2026
  • Destaque

Chapecoense tem reforço de peso para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Primeiro compromisso oficial do Flamengo é contra a Chapecoense O Flamengo volta a campo nesta…

16/07/2026
  • Notícias

Brasileirão 2026 voltou, e o Vasco perdeu! Veja como está a tabela da 19ª rodada após jogos desta quinta

Dois jogos abriram a 19ª rodada do Brasileirão Para quem estava com saudades, o Brasileirão…

16/07/2026
  • Destaque

Dirigente do Flamengo provoca Abel Ferreira, do Palmeiras: “Deve toda carreira ao Brasil”

José Boto destacou que nomes como Jorge Jesus e Leonardo Jardim fizeram história em outros…

16/07/2026
  • Manchetes

Léo Ortiz está fora do próximo jogo do Flamengo; Varela e De La Cruz são dúvidas contra o Olimpia

Como está a situação do Flamengo para jogo amistoso contra o Olimpia (PAR)?   O…

16/07/2026
  • Notícias

Clube do exterior acerta salários com Pulgar e sinaliza que pagará multa ao Flamengo

Multa rescisória de Erick Pulgar diminuiu recentemente O Flamengo negocia com três jogadores nesta janela…

16/07/2026