Postado em: 16 de mar de 2013.
Depois de péssimos resultados na Libertadores, Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro, Joel Santana saía do Flamengo. Começava, assim, a ‘Era Dorival’.
Em 23 de julho de 2012, o técnico Dorival Júnior assumia o Flamengo com a missão de, com um elenco sem muitas opções, conseguir utilizar os garotos da base e fazer uma campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro.
Já na primeira partida, Dorival mostrou modificações em relação ao time que Joel vinha montando. Diferente dos quatro volantes característicos do ex-treinador rubro-negro, a equipe, mais ofensiva, foi a campo para enfrentar a Portuguesa de com os garotos Mattheus e Adryan como titulares.
Depois do empate com a Lusa na estreia do treinador e da goleada sofrida para o São Paulo, no Morumbi, veio a primeira vitória. Com dois gols de Vágner Love, o Flamengo venceu o Figueirense fora de casa.
A partir desse momento, o time passou por um momento difícil. Em dez rodadas, o time de Dorival ganhou apenas duas vezes, começando a flertar com a zona de rebaixamento. Depois de vitórias sobre Atlético-GO e Atlético-MG, jogo que marcou o reencontro com Ronaldinho Gaúcho, parecia que o Flamengo poderia sonhar mais alto na competição. No jogo seguinte, porém, o Rubro-Negro foi derrotado pelo líder Fluminense e engatou em mais uma fase ruim.
Foram mais cinco jogos sem vitória, até a partida contra o São Paulo, no Engenhão. O Flamengo venceu por 1 a 0, com gol de Gonzáles e conseguiu manter uma distância segura da zona do perigo.
Já sem muitos objetivos no campeonato, foram mais quatro empates e duas vitórias até o fim do campeonato. O Flamengo terminou na modesta 11ª posição, com 50 pontos e 43% de aproveitamento.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Boa fase em 2013
Mesmo com a saída do craque do time, Vágner Love, Dorival Júnior conseguiu montar uma equipe rápida e compacta, aproveitando os garotos da base e utilizando Ibson e Elias como os pilares do meio-campo. As atuações foram boas e o Flamengo fez a melhor campanha da Taça Guanabara, tornando-se, surpreendentemente, o time em evidência do Campeonato Carioca.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Eliminação e Saída do clube
O Flamengo chegou como favorito na semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo, precisando apenas do empate. Ao tomar um gol logo nos primeiros minutos de jogo, a equipe rubro-negra teve de mudar sua maneira de jogar e acabou ficando pelo caminho.
Uma semana e meia depois, mais uma derrota importante. Depois de estar vencendo por 2 a 0, o time permitiu uma virada incrível para o Resende e foi derrotado por 3 a 2, em pleno Engenhão.
Neste sábado, a diretoria do Flamengo pegou a todos de surpresa e divulgou uma nota oficial anunciando a saída de Dorival Júnior. Clube e treinador não chegaram a um acordo quanto à redução de salário e a ‘Era Dorival’ teve um surpreendente fim.
Fonte: Ei
E aí Nação, o que vocês acharam? Aqui você é o comentarista!