O torcedor acostumado a frequentar o antigo Maracanã ficará surpreso quando entrar pela primeira vez no estádio reformado. Principalmente aqueles que tiverem acesso às áreas vips do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo: escadas rolantes e elevadores farão parte do conforto até a chegada aos assentos, que serão marcados.
Imagens exclusivas mostram como será a chegada dos torcedores à área vip do Maracanã, em vídeo e fotos. As entradas serão feitas pelas rampas dos setores leste e oeste (perto da estátua do Bellini e da Uerj).
Estas áreas terão catracas exclusivas e facilidade de acesso com elevadores e escadas rolantes. Pela primeira vez, o Maracanã terá escadas rolantes disponíveis para os torcedores na parte interna do estádio (antes da reforma, o público das cadeiras especiais e cativas tinham o equipamento em uma torre colada à arena).
Após passar pelas catracas, os torcedores vips terão conforto em uma grande área de convivência com serviço de bares e restaurantes. Quando chegarem na arquibancada inferior, os lugares serão marcados.
Em um vídeo com a maquete virtual do Maracanã, o governo do Rio de Janeiro explica como será a divisão do estádio com a obra. A nova arena terá cinco pavimentos, divididos em quatro setores: norte, sul, leste e oeste. Além dos acessos no Bellini (leste) e Uerj (oeste), foram construídas mais quatro rampas para a entrada e saída de torcedores.
O acesso às arquibancadas inferior e superior será feita pelas quatro rampas. O terceiro nível só terá entrada pelo lado do Bellini, enquanto o último poderá ser acessado pelos setores leste e oeste. Elevadores serão utilizados para as tribunas de honra e de imprensa.
Cada ingresso vendido terá a indicação de qual rota de acesso deverá ser usada pelo torcedor. Com capacidade para quase 80 mil pessoas, o plano de evacuação total do estádio em caso de emergência é de até oito minutos.
O primeiro evento-teste no Maracanã está marcado para o próximo dia 27, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas para ver o jogo entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.
Depois, o estádio carioca terá mais dois testes antes da Copa das Confederações: 8 de maio, ainda a definir, e 2 de junho (amistoso entre Brasil e Inglaterra). Segundo os últimos dados divulgados pela Emop, o Maracanã está com 95% da obra concluída.
Fonte: GE
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no Facebook!