3 anos em uma semana: o retorno ao Maracanã e a polêmica sobre o preços dos ingressos.

Nos últimos dias, foi grande a discussão sobre o preço dos ingressos para o clássico de domingo. Flamengo e Botafogo voltam ao Maracanã depois de três anos e o Mais Querido, por ser o mandante, teve a prerrogativa de estabelecer o preço das entradas. A partir daí, instalou-se a polêmica.

Vários fatores influenciaram na majoração dos preços, uns de maneira mais objetiva, outros subjetivamente. É certo que os custos de um estádio “padrão FIFA” serão maiores; é certo que o Brasil não é o mesmo de 15 anos atrás, onde os valores dos ingressos eram, em sua grande maioria, populares; é certo, também, que os clubes (principalmente os cariocas), não exploravam como deveriam o potencial de seus torcedores.

Além disso, há o fator nostalgia: os flamenguistas estão órfãos do Maraca, a verdadeira casa do clube. Sabendo disso, a diretoria usou deste artifício e jogou os preços para o alto, em uma manobra que, para muitos, foi pouco popular. No entanto, é preciso analisar com mais atenção as possíveis causas para esse aumento.

O preço do ingresso mais barato é de R$ 100,00. Menores de 21 anos (estudantes ou não), estudantes e professores da rede pública têm direito à meia-entrada. O sócio-torcedor que estiver incluído em uma dessas categorias pode acumular mais 50% de desconto, pagando 25% do valor original da entrada. Ora, é nítido que a diretoria quer fomentar a adesão ao sócio-torcedor, mesmo que, para isso, seja taxa de antipopular. Se o método é correto ou não, é uma questão de ponto de vista. Muitos torcedores serão tolhidos de comparecer ao estádio, mas, ao mesmo tempo, essa é uma maneira do clube fazer dinheiro de maneira sustentável, aliando os ingressos ao sócio-torcedor.

Outro fator, que eu acho ainda mais importante, é a questão da qualidade serviços prestados. Além de um ingresso com preço incomum, somam-se a ele um martírio de horas na fila, sistemas fora do ar e logística ruim. Se continuar assim, ficará difícil trazer o torcedor para junto do time. É necessário respeitá-lo, seja qual o for preço do ingresso. Contudo, quando este é elevado, o torcedor se sente ainda mais desprestigiado, pois não há uma contrapartida a altura. Se o valor “evoluiu” por diversos fatores, os serviços devem melhorar na mesma proporção.

Enfim, muitas melhorias ainda devem ser implementadas. Entretanto, quem já garantiu o ingresso e for comparecer ao Maracanã com certeza apoiará o time incondicionalmente, pois é dessa maneira que nos distinguimos. Durante os 90 minutos, todos os problemas são esquecidos e o foco fica dentro das quatro linhas. Avante, Mengão!

SRN

Gabriel Lima



E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Campeão da Libertadores com o Flamengo brilha na Inglaterra e ganha música da torcida do Sheffield United

Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…

15/11/2024

Manchester United mira contratação de Lorran, do Flamengo

Lorran tem multa rescisória avaliada em 50 milhões de euros (R$ 305 milhões aproximadamente) O…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024

Gabigol se declara ao Flamengo em aniversário de 129 anos do clube: “Maior do mundo”

Gabigol é um dos maiores vencedores da história do Flamengo, com 13 títulos O Flamengo…

15/11/2024

Flamengo mira contratação de artilheiro do campeonato equatoriano

Alex Arce defende a LDU (EQU) e tem 29 anos Com a iminente saída de…

15/11/2024