Botafogo e Flamengo souberam explorar o adversário na Copa do Brasil.

O confronto que põe Flamengo e Botafogo à frente num mata-mata nacional – o último foi a final do Brasileiro de 1992 – colocará limitações, virtudes e crises financeiras dos rivais. Ambos possuem algo em comum: definiram suas vagas na sabedoria de explorar o adversário.

Oswaldo de Oliveira vai superando a grave crise financeira do Glorioso com time organizado e plástico. Sem Vitinho, o treinador acena com Rafael Marques em função mais tática, como winger pela direita, e também mais retenção na frente com Alex ou Henrique.

A estratégia era clara: o 4-2-3-1 se fechou no próprio campo e teve problemas na primeira etapa quando Zen não auxiliava no combate e Dória teve que dar o bote, expondo a lentidão de Bolívar e Edílson.

O Atlético-MG é “retrô”: seu modo de jogo lembra o futebol da década de 1970 com R10 e os pontas livres de combate, defesa confiando a retomada de bola nos combates individuais e espaços entre os setores, no 4-2-3-1 que lembra mais um 4-2-4. Ontem voltou a apostar em sua melhor jogada: bola longa para Jô escorar. Grande volume de jogo no 1T, mesmo com erros de finalização.


Não entenda o caráter “antigo” como algo ruim: por causa do Galo, muitos “modernistas” viram que nada é obrigatório no futebol. O Galo joga como na década de 1970 e ganhou uma Libertadores. Existem várias formas de se vencer no futebol, tudo depende da execução. E todas possuem pontos bons e ruins.

Foi exatamente na execução que o Botafogo se saiu melhor na segunda etapa: o time carioca soube se manter fiel ao seu estilo e colocou a bola no chão, geralmente fazendo 2×1 nos laterais do Galo, que não tinham auxílio dos pontas. Luan, solução no meio para criar mais jogo pelo chão, também não voltava e o Galo partiu para um novo abafa, dessa vez sem sucesso.

O Botafogo foi sábio ao ser fiel ao seu estilo e explorar os pontos fracos de seu adversário, assim como o rival Flamengo num lotado Maracanã.

O rubro-negro foi outro a explorar o adversário: negou o contra-golpe ao Celeste e aproveitou o momento para acionar sua melhor jogada: a surpresa de Elias.

No 4-3-3/4-1-4-1 de Mano Menezes, Rafinha e Carlos Eduardo buscaram a velocidade nos flancos, mas o time voltou a sofrer sem passe limpo para o ataque. Diante do imutável 4-2-3-1 do Cruzeiro, novamente com Éverton armando da direita e volantes mais presos, o Fla rodou a bola sem encontrar espaço na primeira etapa. Jogo que seguia a estratégia do Cruzeiro.


Até Mano aproveitar o momento e mudar: Luís Antônio para dar mais saída de bola e Paulinho para acelerar na lateral direita. O Cruzeiro perdeu de vez a saída e se fechou no próprio campo. O Fla continuou tentando criar e errando muito, mas assim como no jogo contra o Botafogo – próximo rival na Copa do Brasil – o camisa 8 avançou e fez o gol salvador.

Mano Menezes é treinador de conversa, tempo e controle. Precisa da rara paciência dos rubro-negros para superar limites técnicos e montar um time. O Fla sempre foi organizado com ele.

Oswaldo de Oliveira, após o mantra “Fora Oswaldo” ser repetido intensamente em General Severiano, finalmente teve paciência e montou um time. Resta saber se conseguirá prosseguir.

Fortes testes, fortes emoções. Nada definido nas quartas-de-final.

Fonte: Blog Painel Tático


E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024