São Paulo volta a Brasília em situação oposta.

Compartilhe com os amigos
Dia 7 de dezembro de 2008. No início da noite no Distrito Federal, o goleiro Rogério Ceni ergue mais uma taça do Campeonato Brasileiro, a terceira consecutiva do São Paulo. Nesse momento, o clube do Morumbi recebe o apelido dos seus torcedores de Soberano. De defesa sólida, diretoria e infraestrutura exemplares, o Tricolor passou a ser o time-espelho.
Neste domingo, às 16h, o São Paulo retorna ao Distrito Federal pela primeira vez após o tricampeonato para enfrentar o time do Flamengo, no estádio Mané Garrincha (com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net) e a fase é completamente oposta da vivida nos tempos áureos.
Pouco mais de quatro anos e oito meses depois, o Tricolor passa pela pior crise de sua história. Na zona de rebaixamento do torneio nacional, com só dez pontos conquistados em 13 jogos disputados, o time não vence uma partida na competição desde a segunda rodada. A situação política do clube do Morumbi segue efervescente, com a situação e a oposição já se mexendo para as eleições de abril de 2014.
Em campo, os atletas apresentam um nervosismo a cada erro que cometem, pois o incômodo dos maus resultados pesa. No dia a dia, o abatimento dos jogadores é bastante nítido.
A sala de troféus passou a receber menos taças do que no outro período. De 2009 para cá, o time profissional conquistou apenas, como título oficial, a Copa Sul-Americana, ano passado. Nas outras competições disputadas, a equipe ficou no meio do caminho. No primeiro Brasileiro pós-tricampeonato, o Tricolor quase foi campeão, mas viu o Flamengo, adversário desta tarde, triunfar. A Libertadores, torneio que atrai os são-paulinos, após eliminação na semifinal para o Internacional, não foi frequentada pelo clube durante duas temporadas. No restante, campanhas recheadas de críticas.
O São Paulo tem no Centro de Formação de Atletas, em Cotia, a menina dos olhos do presidente Juvenal Juvêncio. O meia-atacante Lucas, negociado com o PSG (FRA) por R$ 117 milhões, é o grande nome da lista dos últimos anos, que tem Oscar, Casemiro e Piazon. Contudo, a frequência de bons atletas diminuiu.
Na questão do comando do time, oito técnicos passaram pelo clube nesse período. Após Muricy Ramalho, Ney Franco foi o que ficou mais tempo, exatos um ano. Além dele, Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Carpegianni, Adilson Batista e Leão foram os outros treinadores que coordenaram a equipe à beira do campo.
No Mané Garrincha, palco em que as equipes têm equilíbrio total, com dois empates e uma vitória para cada lado em quatro confrontos, o Tricolor estará novamente em Brasília. Soberano, o clube tentará galgar de novo a trilha do sucesso para se afastar dessa má fase.
Queda após o tri nacional
2009
No Paulistão, eliminado na semi pro Corinthians. Terminou o Brasileirão em terceiro. Na Liberta, caiu nas quartas.
2010
No Estadual, queda na semi para o Santos. Fechou o Nacional em nono. Na Liberta, queda na semifinal.
2011
Caiu para o Peixe na semi. Acabou em sexto no Brasileiro. Na Sul-Americana, teve a eliminação decretada nas oitavas. Foi eliminado nas quartas da Copa do Brasil.
2012
Eliminação para o Corinthians na semifinal. Terminou o Brasileiro em quarto lugar, caiu na semi da Copa do Brasil e foi campeão da Copa Sul-Americana.
De Soberano a Clube da Fé
Em um movimento da torcida e aderido pela diretoria, o São Paulo voltou a ter o apelido de “Clube da Fé”. A ideia, que remete às origens do Tricolor, ganhou força na Copa Libertadores dessa temporada.
O São Paulo precisava vencer o Atlético-MG e contava com uma combinação de resultados para avançar às oitavas de final do torneio internacional. O time conseguiu vencer por 2 a 0, mas, na fase seguinte, foi eliminado pelo Galo.
Por conta disso, o marketing do clube quis promover a campanha “Eu vou com fé”. Com o fato, a alcunha de Soberano passou a ser menos utilizada. O período sem grandes títulos e as conquistas do rivais também fizeram com que o clube do Morumbi passasse a diminuir o ímpeto de ostentar as suas taças.
Mini Rio-SP pela frente
O Tricolor inicia um mini torneio Rio-São Paulo. O clube do Morumbi enfrenta, na sequência, o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo. Somente o jogo diante do time das Laranjeiras será em casa.
Na competição, o São Paulo goleou o único time carioca que enfrentou. No estádio do Morumbi, o Tricolor venceu o Vasco por 5 a 1, com dois gols de Luis Fabiano. O jogo também marca a última vitória do clube do Morumbi neste torneio nacional.
Fonte: Lancenet

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também