Corre o Brasileirão já no segundo turno e o que esperamos do nosso Flamengo parece não corresponder ao que ele tem apresentado entre as quatro linhas do jogo mais apaixonante que rola nesse mundão das bolas, bolinhas e outros esportes que tais.
Até parece que vamos aos poucos perdendo a certeza, que sempre nos foi tanta que até beirava a arrogância, de que não é mais o Flamengo o Melhor Time do Mundo! E, o que ainda pode ser pior, que há realmente vida aquém da 1ª divisão e é para lá que parece que as águas turvas do Caronte estão nos arrastando: ao Inferno da segundona!
Mas, pera lá! Aqui é Flamengo! Nada disto vai rolar, pois há uma força divina no Olimpo rubro-negro, há um Zeus, que na realidade é Zico, e todas as forças da Natureza sempre sopraram e sempre soprarão a favor dos onze da Lagoa.
O que esperamos, na realidade, é que o time, comandado pelo Mano Menezes, consiga encontrar o bom caminho.
Onde está aquele time que atropelou a Franga-MG e o FluminenC? Velocidade, troca de passes precisas e agudas, pressão na marcação e precisão ao concluir para a meta, onde está? Era outro time e não percebíamos? Não, é o mesmo, exatamente o mesmo elenco e o mesmo técnico. Mas então o que está acontecendo? Desaprendeu ou nunca jogou de verdade?
Calma aí, pessoal. O time não é o pior do campeonato, não. Há piores, muito piores. O Náutico (só para não esquecermos que almas penadas ainda existem no futebol), há o Vice da Gama e até uns que andam por aí tentando dar uma de macho, ou de tradição do futebol e coisas e tais.
O Flamengo peca por DNA. É, é isso mesmo. Uma herança encalacrada deixada por presidentes (vale presidentas também?) que arruinaram até mesmo a história de glórias, limpando os cofres, deixando papeletas a pagar, jogadores fazendo fila na Justiça Trabalhista, imprensa debochando, delegacias ocupadas com processos de atletas da Gávea etc.
Ninguém muda a página assim, num passe de mágica (Geraldo, o assoviador, morreu e a mágica foi com ele!). O carma leva tempo, dor e sacrifício para poder saldar centavo por centavo… a eternidade da pena parece que montou casa intramuros da sede na av. Borges de Medeiros.
Então o que nos restou? Será que estamos perdidos e nada mais pode ser feito?
Ficou maluco? Esqueceu que o Flamengo tem o maior de todos os poderios bélicos, arsenal atômico inigualável? Qual outro time de futebol possui a potência de uma explosão solar, energia de megatons de radioatividade, capaz de recriar todo o cosmo num novo bigue-bangue rubro-negro? O Flamengo tem a MAIOR TORCIDA DO UNIVERSO!
Já vi timinho de bonecas no precipício do rebaixamento soerguido pela sua minúscula torcida bem maquiada, então por que nós não podemos empurrar para o alto a nossa maior paixão, nossa loucura ensandecida, nosso Flamengo?
O Flamengo sempre foi grande, porque grande sempre foi sua torcida. Aliás, torcida tem os times pequenos, nós temos A NAÇÃO!
Então, até que nos provem que, após uma noite de tempestade arrasadora nunca mais o sol raiará, ninguém derrubará o nosso Flamengo, ninguém superará o time da Gávea, ninguém poderá rasgar a camisa e a história Rubro-negra.
E direi sempre, aos berros apaixonados, “Oh! meu Mengão eu gosto de você…” até a bola entrar de novo no gol adversário para mais uma vitória, para mais uma conquista desse Flamengo, dessa Nação!