Cosme Rimoli: O Corinthians humilhou seu rival de cotas de TV e de torcida.

O Corinthians devia satisfação para sua torcida. Ainda mais depois do susto diante do humilde Luverdense. E chance melhor não poderia haver: O Flamengo, clube com quem briga pela maior torcida do Brasil. Pelas maiores cotas da Globo. E já vislumbra a chance de duelos pelo domínio do futebol nacional. Como Real Madrid e Barcelona fazem na Espanha.

O Flamengo tinha elementos que começaram a reestruturação corintiana. Mano Menezes, Felipe Chicão, André Santos e Elias. Wallace não conta.

O treinador dos cariocas sabia muito bem o que enfrentaria. Teria pela frente um time combativo e empurrado pelas arquibancadas. Ainda mais no dia do aniversário do clube. 103 anos.

As expectativas eram distintas. O Flamengo havia mostrado muita raça, combatividade. E eliminado o favorito Cruzeiro da Copa do Brasil. “Mostramos que somos copeiros”, bradava Mano.

Tite, em compensação, quase tinha de se desculpar. Havia classificado o time com direito ã derrota para o Luverdense. “Está tudo sob controle”, avisava.

Mas o futebol mostrado era lento, sem disposição ou vontade. No Pacaembu hoje o que se viu foi o contrário. Os dois esquemas eram muito parecidos. 4-2-3-1. A enorme diferença estava no coração e em Douglas.

O camisa 10 corintiano desequilibrava. Com sua canhota colocava a bola onde queria. Mostrava que havia valido a pena o regime que se submeteu. Tinha agilidade para aproveitar toda a liberdade no meio de campo.

Era incrível a apatia do Flamengo. Nem de longe parecia o time empolgante da Copa do Brasil. Inseguro, sem capacidade para trocar dois, três passes. Elias estava absolutamente sobrecarregado. Tinha de marcar e ainda tentar abrir a forte marcação corintiana.

O Corinthians animava seus torcedores pela luta. O time tinha muito mais consciência, vontade de vencer. Cada bola era uma resposta ao vexame contra o time do Mato Grosso. Justo contra o adversário mais popular do Brasil.

A famosa pressão no campo adversário incomodava muito os cariocas. Demais. Não havia jogada de desafogo. Os dribles inúteis de Rafinha não levavam a nada. Em compensação, Romarinho mostrava que havia acordado. Parecia a reencarnação de Jorge Henrique, nos seus melhores dias.

Marcava como um volante na intermediária e ainda atacava com inspiração.

Aos 24 minutos, essa atitude influenciou no placar. Ele recebeu uma bola maravilhosa de Douglas. E descobriu Alexandre Pato, livre. O passe foi perfeito: gol do Corinthians! Merecido 1 a 0.

O gol animou ainda mais a equipe de Tite. Nada de recuar a equipe para contragolpear. O treinador e seus jogadores sentiam a insegurança flamenguista.

A imagem do desalento era outra vez Carlos Eduardo. Nada fazia de útil, completamente constrangido diante de Ralf. Assim como Marcelo Moreno, figura decorativa.

Foi o correto. Um minuto depois, uma da poucas falhas de marcação corintiana. Elias conseguiu invadir a grande área livre e Cássio o abafou. Tirando esse lance, o primeiro tempo foi todo corintiano.

Mais justiça no placar viria aos 34 minutos. Douglas conseguiu lançamento excelente para Pato. Ele driblou Felipe. Tinha Guerrero marcado. Mas preferiu chutar mesmo sem ângulo: 2 a 0, Corinthians. Era um domingo perfeito, às vésperas de completar 24 anos.

No intervalo, Carlos Eduardo ficou no banco. Entrou Felipe, antigo titular. A principal mudança foi tática. Mano Menezes adiantou seu time. Queria inverter a situação. Travar a saída de bola corintiana.

Repórteres garantiam que ele cobrou o time aos berros. Queria luta, vibração. E o Flamengo acordou. Começou a dominar a intermediária.

Tite tratou de preparar os jogadores aos contragolpes. Ele sabia que o adversário não tinha talento suficiente. Poderia até lutar, mas deixaria seu meio de campo aberto. Foi mesmo uma tentação. A grande diferença do Corinthians de quase todo esse ano era a determinação.

O time tinha muita velocidade, não a irritante morosidade. Foi assim que conseguiu uma goleada marcante. Aos 29 minutos, Chicão afastou mal. A bola caiu nos pés de Alexandre Pato. O chute foi fortíssimo. Felipe espalmou, mas a bola procurou Romarinho. Ele chutou com toda a raiva. Acabou com seu longo jejum de gols. 3 a 0, Corinthians.

O Flamengo seguiu na mesma toada. Tentando ao menos descontar. E se abriu atrás. Douglas, cruel, acertou outro lançamento perfeito. A bola caiu nos pés de Emerson. Sheik driblou como quis João Paulo. O flamenguista, sem recursos, o derrubou. Pênalti

Guerrero cobrou deslocando Felipe. 4 a 0 Corinthians. Vitória sensacional. Digna de aniversário, de formatura, de batizado. O talento nunca ninguém contestou. Apenas o sangue nas veias parecia ter desaparecido. Voltou com tudo hoje no Pacaembu. Assim como a inteligência tática. Bateu como quis o Flamengo. Humilhou seu rival de cotas de tevê e de torcedores. Mas que os 4 a 0 deixou claro. Hoje não há comparação entre os times…

Fonte: Blog do Cosme Rimoli


E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024