Cruzeiro se acovardou quando viu o Flamengo no Maracanã.

O Cruzeiro enfrenta o Vasco hoje, no Mineirão, tentando manter a ponta do Brasileirão, para tranquilizar sua torcida, chateada pela eliminação na Copa do Brasil. Continuo a achá-lo o melhor time e o melhor grupo do país. Não é por uma partida ruim que vou aqui execrar a equipe celeste, mas não posso deixar de registrar que, para mim, a derrota para o Flamengo tem um único culpado: Marcelo Oliveira. Como técnico, apesar do belo trabalho que faz na competição por pontos corridos, cometeu no Rio o grave erro de acovardar seu time, pondo-o em campo como se fosse pequeno, diante de um Flamengo combalido, que nem de longe lembra o Mengão dos tempos de Zico.

Sei o que é o Fla no Maracanã. Vivi minha infância e juventude toda no Rio e conheço a força do meu time. Mas, se o treinador cruzeirense tivesse o mínimo de vontade de vencer e mandasse seus jogadores para a frente, não tenho dúvida de que hoje a equipe estrelada é que estaria classificada. Em vez disso, deixou todo mundo lá atrás, a ponto de Borges, o último homem do ataque, estar atrás da linha central na maior parte do tempo. E chamar o Fla para o seu próprio campo é fatal. No intervalo do jogo, liguei para um dirigente celeste e lhe disse que daquela forma a classificação seria perdida. E não deu outra.

Marcelo é um cara do bem, articulado, sabe montar uma equipe. Tem o mérito de ter dado padrão a um time que se reuniu há apenas oito meses e o levou a ser líder do Brasileirão. Mas, na hora de decidir, repetiu os erros que havia cometido no Coritiba, quando perdeu em casa dois títulos da Copa do Brasil. Ele parece ter medo de ganhar, fica inseguro e muda a forma de o time jogar. Por que não atacar o Flamengo? Por que não pôr o time para a frente? Se disser que deu essa ordem e os jogadores não o obedeceram, aí, sou obrigado a imaginar que ele não tem o comando do grupo. Marcelo teve a faca e o queijo na mão na partida de ida, no Mineirão, mas o Cruzeiro pecou pelo excesso de preciosismo e perdeu inúmeras chances (foto). Quarta-feira, no Maracanã, ele demorou a mexer na equipe e, para matá-la, pôs em campo o lento Leandro Guerreiro, que não acompanhou Elias quando o rubro-negro ficou livre para fazer o gol da vitória.

O Cruzeiro não deveria jogar aberto no Maraca, mas atuar amedrontado, recuado, foi demais. Que Marcelo aprenda que ele hoje treina um time de ponta, acostumado a ganhar títulos, atacar e amedrontar adversários, jamais temê-los. Que a derrota sirva de lição para ele escalar a equipe ofensivamente dentro ou fora de casa. Essa é a história vencedora do clube, e não será o técnico que a apagará. Que ele tenha humildade para admitir que errou, pois somente assim crescerá e aprenderá a vencer. Do contrário, será apenas mais um no meio dessa mediocridade de treinadores que tomou conta do futebol brasileiro.

Elias

O técnico do Flamengo, Mano Menezes, disse não entender os motivos de Elias não ter dado certo na Europa, com a bola que tem jogado no Brasil. É simples. Nosso futebol está medíocre e qualquer um joga aqui. Lá fora, mesmo na Espanha, onde praticamente só existem dois times, o nível técnico é bem superior. Por isso, Robinho e tantos outros fracassam por lá. Além disso, o comportamento extracampo conta muito.

Fonte: Super Esportes


E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024