A temporada 2014 já começou no Parque São Jorge. Uma reunião entre diretoria e comissão técnica, dois dias antes da derrota para o Botafogo, definiu as posições e os nomes que vão preencher as lacunas do elenco no próximo ano, primeiro do novo estádio.
O LANCE!Net apurou que Elias virou a prioridade do Corinthians. O volante está emprestado pelo Sporting (POR) ao Flamengo, com o valor fixado em 8 milhões de euros (pouco mais de R$ 24 milhões). O clube carioca tem até 31 de dezembro para exercer a prioridade. Independentemente disso, o Timão pretende contratá-lo de volta.
Além da necessidade técnica depois da saída de Paulinho, os dirigentes ficaram impressionados com a idolatria da torcida pelo jogador antes da vitória sobre os cariocas, dia 1, no Pacaembu. Uma pessoa ligada ao presidente Mário Gobbi Filho, disse que contratar Elias seria um “tiro certo”.
O ex-camisa 7, porém, não será o único reforço para 2014. Diretoria e comissão técnica chegaram à conclusão de que será fundamental trazer jogadores de qualidade para outras posições. As laterais direita e esquerda precisam ser reforçadas, já que Alessandro irá se aposentar e Fábio Santos, sem concorrência, caiu de produção. Edenilson como volante seria possível com alguém no lado direito.
Com a idade avançada de Danilo, o clube tentará também um meia para ajudar Douglas e Renato Augusto. Assim como um homem de área para substituir Guerrero, quando ele for convocado para a seleção peruana – há desconfiança de que o camisa 9 receberá propostas do exterior na próxima janela internacional de transferências.
Diretores e comissão técnica acompanham brasileiros que atuam no exterior, mas também estão de olho no mercado interno. Os jogadores que mais se destacaram no Brasileirão estão sendo monitorados. Parte dos reforços deve fazer parte de times que estão indo bem no Nacional, como o Atlético-PR.
ELIAS: FLAMENGO X SPORTING
Elias tenta rescindir o contrato com o Sporting, válido até 2016, com um processo na Fifa, cobrando salários e direitos de imagem atrasados. Se tiver sucesso, pode ser liberado antes do fim do ano, o que facilitaria a negociação para prorrogação do vínculo com o Flamengo ou para voltar ao Corinthians.
Procurado pela reportagem do L!, o pai e procurador do volante, Eliseu Trindade, afirmou que o jogador está feliz no Rio, identificou-se rapidamente com a torcida do Fla e que já ouviu até um pedido do técnico Mano Menezes para que continue no clube no próximo ano.
Em nota oficial, o Sporting informou que irá processar Elias, já que alega que nada deve a ele.
“Sporting SAD reitera que (…) a dívida existente diz respeito a um contrato de direitos de imagem que esta Administração decidiu rescindir, sustentado no reiterado não cumprimento por parte do atleta, sendo firme propósito por parte do Sporting a defesa dos seus legítimos interesses, pelo que irá exigir uma indenização.”, diz a nota.
ELIAS NO CORINTHIANS
Campeão da Série B de 2008 e do Paulistão e da Copa do Brasil de 2009, fez 155 jogos e 24 gols pelo Timão. Tornou-se um dos principais carrascos do São Paulo, com cinco gols e nenhuma derrota. Corintiano, foi à Argentina ver a primeira final da Libertadores contra o Boca Juniors e se hospedou no hotel onde estava o time.
CARÊNCIAS NO ELENCO
Goleiros
Cássio, Danilo Fernandes, Julio Cesar e Walter. É bem provável que a diretoria não vá atrás de reforços. Tendência é de que Julio seja emprestado para poder jogar e Walter ganhe espaço nos jogos.
Laterais
Alessandro, Edenilson, Fábio Santos, Guilherme Andrade e Igor. Diretoria deve ir atrás de um jogador para cada um dos lados, já que Alessandro deve parar de jogar em dezembro e Fábio Santos caiu bastante de produção.
Zagueiros
Paulo André, Gil, Felipe, Cleber e Antonio Carlos. Diretoria não deve ir atrás de reforços para essa posição.
Volantes
Ralf, Guilherme, Jocinei e Maldonado. Chileno não deve permanecer e Elias será grande prioridade para esse setor.
Meias
Danilo, Douglas, Ibson e R. Augusto. A tendência é de que, pela idade de Danilo, diretoria vá atrás de um jogador.
Atacantes
Pato, Emerson, Guerrero, Romarinho, Paulo Victor, Léo e Zizao. Diretoria tenta trazer um centroavante com bom poder de fogo, já que o peruano deve ir para a seleção com frequência. Com as saídas de Jorge Henrique e Martínez, outro atacante de velocidade deve ser trazido pela diretoria do Corinthians para 2014.
Fonte: Lancenet