É certo que 2013 vem sendo um ano de altos e baixos para o torcedor rubro-negro. O mantra da diretoria é “reestruturação e pagamentos de dívidas”, coisas a que o torcedor não estava acostumado. O remédio é amargo, mas só assim a situação caótica vivida fora das quatro linhas será resolvida.
Pensando nisso, segue um raio-x dos principais jogadores do elenco atual (aqueles que têm jogado mais constantemente), com o intuito de mostrar com quem podemos contar para o ano de 2014 e quem deverá tomar outro rumo, longe da Gávea:
1. Paulo Victor – melhor e mais seguro que o Felipe! Suficiente para ficar no elenco para 2014.
2. Léo Moura – sou a favor de que se faça um busto pra ele na Gávea, pelos serviços prestados e pelo profissionalismo. Mas, já deu! Não tem mais condições de jogar na lateral em alto rendimento. Quando sobe ao ataque, só consegue voltar pra recompor se pegar um táxi.
3. Chicão – jogou poucos jogos, mas o suficiente para mostrar que é um zagueiro técnico e seguro. Além disso, possui o diferencial da bola parada. Tem vaga no time de 2014.
4. Wallace – uma réplica do Wellinton. Não dá pra saber como se tornou profissional e a única certeza que temos é a de que o empresário dele é muito bom. Sem condições para 2014.
5. Cáceres – lento toda vida, mas, ainda assim, é um dos melhores marcadores do elenco. Raçudo e com muita disposição, apesar da limitação técnica. Bom jogador para se ter no elenco. Merece ficar em 2014.
6. João Paulo – fraco. Só tem jogado porque, por incrível que pareça, o Flamengo não possui uma opção melhor. Pode procurar outro time que não fará falta.
7. Luis Antônio – muito bom volante, apesar de ainda jovem. Uma das melhores promessas da base rubro-negra que já se torna uma realidade (ainda tímida). Jogador versátil, com um passe qualificado e bom chute de média distância. Tem vaga certa pra 2014.
8. Elias – nem precisa de maiores explanações. Melhor jogador do Flamengo no ano de 2013! Wallim, pode dar um jeito de arranjar os 20 milhões pra contratar o Cirilo. Será indispensável para 2014.
9. Gabriel – começou bem o ano, mas caiu muito de produção depois da grave contusão que teve. Ainda não conseguiu reencontrar seu melhor futebol, mas é um bom jogador e pode compor muito bem o elenco para 2014.
10. Carlos Eduardo – estreou essa semana, contra o Santos, mas ainda não justificou o caminhão de dinheiro que bate na sua conta todo mês. Posso queimar minha língua, mas não acredito que vingue até o fim do ano. Pior aposta do Flamengo em 2013. Com o salário que ele ganha, poderíamos ter dois meio campistas muito bons no elenco. Sem chance em 2014.
11. Hernane – melhor atacante ruim que existe no Brasil! Sua incapacidade de matar uma bola é proporcional à capacidade de empurrá-la para a rede. É daqueles jogadores que nem adianta tentar entender, porque não conseguiremos. Talvez seja um dos mais eficientes do elenco, apesar de ser grosso. Merece ficar em 2014 pelo que tem demonstrado em 2013.
12. Felipe – a insegurança em pessoa. Quando a bola ronda o gol do Flamengo, a torcida já fica nervosa e preparada para o pior. Se sair, não fará falta, pois o Flamengo possui outros dois bons goleiros no plantel.
13. Samir – melhor zagueiro revelado pelo Flamengo desde o Juan! Seguro, joga sério e faz o “feijão com arroz” que todo bom zagueiro deveria fazer. É rápido e eficiente no combate. Uma zaga formada por ele e Chicão passará mais segurança para o time. Vaga certa em 2014.
14. Marcos Gonzalez – bom zagueiro, porém, lento. Não pode formar dupla de zaga com Chicão, sob pena do time perder muito em velocidade. É um zagueiro que joga sério e demonstra vontade em todos lances, apesar de “entregar a paçoca” vez ou outra. Tem vaga no elenco para 2014, ainda que não seja titular.
15. Rafinha – despontou como sensação no Carioca, mas depois caiu de produção. Voltou a jogar bem com Mano Menezes, sendo essencial a sua participação em jogos-chave, como na vitória contra o Cruzeiro no Maracanã. Com mais oportunidades, poderá amadurecer e ajudar o time em 2014.
16. Adryan – não é essa “Brastemp” toda que muitos falam, mas é o único jogador criativo de meio-campo que o Flamengo possui. Excelente visão de jogo, bom passe e boa bola parada. Além de ficar, merece ter mais chances de jogar em sua real posição, a de meia ofensivo.
17. Paulinho – luta muito, corre muito…e só. Merecia ir para a São Silvestre de tanto que corre, mas ainda peca bastante em alguns fundamentos, como passe e, principalmente, chute a gol. Apesar disso, foi decisivo em muitos jogos esse ano. Boa opção para compor elenco em 2014.
18. Val – o futebol é uma benção! Vá entender como esse cara foi parar no Flamengo, pior que isso, como conseguiu entrar em campo em jogos oficiais. Horroroso. Mogi Mirim lhe espera de braços abertos. {{#values}} {{#ap}} {{/ap}} {{^ap}} {{/ap}} {{/values}}
19. André Santos – jogador mais chupa-sangue que já vi! Fez uma excelente estreia contra o Fluminense, mas foi só. Não combina com o Flamengo. Pode procurar outro time em 2014.
20. Marcelo Moreno – sua melhor passagem foi o período em que foi convocado para a seleção da Bolívia. Deixou a vaga aberta para o Hernane, que marcou 3 gols em 3 jogos. Acho que o Flamengo consegue contratar um atacante bem melhor para a próxima temporada. Não fez a diferença que se esperava e pode tomar outro rumo em 2014.
21. Nixon – atacante voluntarioso, que atua muito bem pelas pontas. Jogou boas partidas esse ano e não dá para entender como não teve uma sequência. Excelente opção para 2014. SRN
Gabriel Lima
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no