As teimosias de Flamengo e São Paulo.


Nada tenho, a priori, contra a teimosia. Ela é, muitas vezes, útil e necessária, ainda que com o nome de “persistência”. Na condição de capricorniano e descendente direto de uma espanhola nascida em Astúrias (perguntem aos mouros o que é encarar um asturiano), conseguiu muita coisa na vida na base da teimosia. Por experiência própria, admito, contudo, que em algumas situações a teimosia é burro por ser contraproducente. E é preciso muita coragem para parar de teimar.

O nariz de cera é para falar sobre duas situações no futebol, que chamaram a atenção neste fim de semana mas que não são tão novidade assim. A primeira é Rogério Ceni cobrando pênaltis. Só no Brasileiro, foi o quarto perdido. Se outro cobrador tivesse convertido contra Criciúma, Portuguesa (dois adversários diretos do São Paulo na tabela da degola) e Corinthians, o São Paulo poderia ter mais quatro pontos (que certamente farão alguma diferença na última rodada) tirando o décimo lugar do Flamengo.

Mais da metade do Morumbi imaginava que Ceni perderia mais um pênalti. Insistir nisso é acrescentar alguns pontos de uma carreira que se aproxima do fim e seria intocável e irrepreensível se não fossem estes últimos percalços provocados pela teimosia. Para Rogério e Muricy refletirem.

Por falar em Flamengo, ressaltando de início que o trabalho de Jayme de Almeida é muito superior às melhores expectativas, há duas situações claras como água, que só não serão alteradas se ficar confirmada minha impressão inicia de teimosia.

A primeira: gostaria que os setoristas do Flamengo me respondessem porque Rafinha não joga. Depois daquele jogo fantástico contra o Vasco, na Taça Guanabara, o jovem passou da condição de “novo Neymar”, o que evidentemente era um delírio tipicamente rubro-negro, a uma inexplicável condição de última opção para entrar aos 42 minutos do segundo tempo. E nos raríssimos momentos em que entra em campo, consegue bagunçar inteiramente a marcação adversária. Não tenho qualquer dúvida que Rafinha, no mínimo, tem que ser o plano para o dia em que, como contra o Botafogo, Paulinho esteja “inspirado” e não consiga acerta uma opção de jogada sequer.

A segunda: André Santos e Carlos Eduardo não têm condição física para jogar 90 minutos. É fato. Contra Vasco e Botafogo, só para citar exemplos mais recentes, o Flamengo foi de razoável para bastante bom no primeiro tempo, e foi inteiramente atropelado nos primeiros 25 minutos do segundo tempo. Por um único motivo: jogou com 9 em campo, André e Carlos se arrastam. Contra o Botafogo qualquer criança perceberia: o Alvinegro virou o jogo e poderia ter feito mais, até o momento em que os dois supracitados saíram para a entrada de Luiz Antônio e Bruninho.

Aí o Flamengo voltou ao jogo, equilibrou e, com uma pitadinha de sorte, poderia ter empatado ou virado em chances concretíssimas com Elias e Bruninho. Aí algum apressado vai dizer: “Ah, mas André Santos empatou o jogo  contra a Ponte aos 45 do segundo tempo”. Claro que empatou, estava no bico da área adversária porque não tinha pernas para ficar no meio. Aí, técnica ele tem, dominou, abriu para o meio e bateu.

André Santos e Carlos Eduardo, especialmente o primeiro, encaixaram-se muito bem no meio-campo rubro-negro enquanto têm pernas, o primeiro tempo do time nos jogos têm sido muito bom com Jayme. Mas, se eles não forem substituídos no intervalo – por qualquer um que consiga acompanhar um ritmo de jogo intenso – o Flamengo continuará a perder pontos. Por teimosia.

Fonte: Blog Entre as Canetas

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

De La Cruz participa de gol, Uruguai elimina EUA e pode enfrentar o Brasil na Copa América

Caso Brasil fique em 2º do Grupo D, encara o Uruguai nas quartas de final…

01/07/2024

Atlético-MG perde atacante às vésperas de jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Pedrinho está retornando ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia O Atlético-MG perdeu um atacante às vésperas…

01/07/2024

Gabigol entra em conflito com empresário em relação ao futuro no Flamengo

Gabigol tem futuro indefinido no Flamengo O atacante Gabigol vive um dilema em relação aos…

01/07/2024

Liga Forte União tenta isolar Flamengo de times paulistas em disputa dos direitos de transmissão do Brasileirão

Clubes da Liga Forte União e da Libra disputam direitos do Brasileirão 2025 a 2029…

01/07/2024

Flamengo aprova camisa para temporada 2025; veja detalhes

Votação aconteceu na noite desta segunda-feira (01), na sede do Flamengo, na Gávea O Conselho…

01/07/2024

Flamengo tem maratona de jogos em julho; veja calendário

Flamengo tem sete jogos do Campeonato Brasileiro no mês de julho O Flamengo se prepara…

01/07/2024