Jayme é a melhor opção… Até a página 2.

Em minha humilde opinião, a diretoria do Fla acertou ao efetivar Jayme de Almeida como técnico profissional do Flamengo. Mas do que nunca, o Flamengo precisa de alguém que conheça a “casa” e que não seja mais uma despesa exorbitante no caixa do clube. E o Jayme é o que agrega melhor esses dois aspectos.

Mas a diretoria rubro-negra acertou até certo ponto, pois acho que seria um erro manter o Jayme no comando em 2014, independente dos resultados alcançados por ele. Nesse momento de reestruturação o Flamengo precisa de alguém que conheça bem o “mercado futebolístico” e que saiba trabalhar com jogadores pouco conhecidos, pois me parece que ano que vem o investimento continuará baixo (apesar de achar que vai aumentar um pouco).

E nesse post resolvi citar as MINHAS preferências para treinador do Flamengo na temporada 2014.

1. Marcelo Bielsa

“El loco” Bielsa é um dos melhores treinadores do mundo. Seu conhecimento tático é tão alto quanto o seu salário (cerca de 800 mil reais mensais). Apesar de achar que o Flamengo não tem condições, no momento, de bancar o Bielsa, a diretoria tem a obrigação de pelo menos tentar trazer o argentino. Se não conseguir, paciência. Parte para a próxima.

2. Tite

Ameaçado no Corinthians, Tite venceu tudo que pôde pelo clube paulista. Foi campeão paulista, brasileiro, continental e mundial, mas depois de 3 anos de trabalho, parece que o clima não é mais o mesmo e ainda por cima existe a “sombra covarde” do Mano Menezes rondando o Parque São Jorge. Seu salário, acredito eu, que seja na mesma faixa do que o Mano recebia no Fla.

3. Cristóvão Borges

Apesar da pouca experiência, Cristóvão conseguiu levar o remendado time do Vasco ao vice campeonato brasileiro (novidade!!). Este ano, no Bahia, mais uma vez consegue a proeza de levar um dos piores elencos da série A ao meio da tabela, com um time onde os destaques são os ex-rubro negros Marcelo Lomba e Fernandão. Seria uma opção mais “barata”, mas creio que não faria feio no Mengão.

4. Ney Franco

Deixou o São Paulo, nesta temporada, na 6ª posição do brasileirão e assumiu o Vitória, pouco tempo depois, e já começa a engatar uma arrancada ao topo da tabela. Foi o técnico campeão da Copa do Brasil em 2006, pelo Flamengo e o técnico que discutiu com Juninho Pauista no intervalo da derrota por 3×0 para o Defensor, nas oitavas de final da libertadores de 2007. Tem como principal característica o fato de saber trabalhar bem com jovens promessas. E “promessas” é o que não falta na Gávea.

5. Ricardo Gareca

Essa seria a opção mais barata e mais inovadora possível. Gareca é treinador do Vélez Sarsfield à 4 temporadas e conquistou 3 vezes o campeonato nacional e foi 3ª na libertadores de 2011. Em comparação com os técnicos que trabalham no Brasil, Ricardo Gareca não deixa a desejar a nenhum deles. Em contrapartida, o fato de nunca ter trabalhado no Brasil pode influenciar negativamente no seu trabalho, mas acho que seria uma boa escolha pelo custo-benefício.

E aí nação?

Fred Henauth
Siga-me no Twitter – @FredHenauth