Após a espetacular conquista da Copa do Brasil, vários sites especializados começaram a apresentar nomes que interessariam ao flamengo para o ano que vem. Ouvi dizer em Alex (Coritiba), Alan Kardec (Palmeiras), Diego (Wolfsburg), D’ Alessandro (Internacional) Rodrigo Souza (Boa Esporte) entre outros. Acho sensacional essa empolgação de final/início de ano, onde todo dia, principalmente no Flamengo, surgem notícias sobre prováveis contratações de jogadores. Venho alertar aqui, no entanto, a importância da manutenção do elenco atual, que não pode ser esquecido e que, deve ser a base para o ano de 2014. É claro que o time precisa se reforçar, trazer jogadores qualificados para a disputa da Libertadores de 2014, mas não podemos deixar que peças fundamentais saiam do time.
O caso do Elias é o mais importante. É de conhecimento de todos que ele é torcedor do Corinthians e que gostaria de voltar a defender a camisa do clube que já foi ídolo. Todo dia temos declarações e notícias diferentes. ““ Tudo está certo”, “ A negociação está encaminhada”, “Elias será jogador do Flamengo em 2014″, ” Corinthians é o favorito para ter o meia em 2014″. Enfim, nada está concretizado, a verdade é essa. Sei que a diretoria do Flamengo está trabalhando muito para conseguir a contratação em definitivo do camisa 8 mas muita coisa ainda há de ser feita. O caso do Elias é só um exemplo do que deve ser a prioridade da diretoria do Flamengo para o ano que vem. Antes de pensarmos em contratações, devemos priorizar a manutenção do elenco atual. Não vender peças chaves e renovações de contrato devem ser o tópico principal para ser discutido. Paulinho, Hernane, Luiz Antonio e o próprio Amaral se valorizaram com a conquista da Copa do Brasil e, podem receber propostas do exterior. Vender um ou outro não tem problema, o que não pode ocorrer é um desmanche total desse time que, para muitos é considerado ruim, mas, para outros ( me incluo nessa) possui bons jogadores que devem ser valorizados e respeitados. O time titular não é ruim, talvez o elenco por completo não seja tão qualificado, mas os 11 jogadores que compõem o time titular, incluindo 3 ou 4 reservas, tem qualidade.
Não sei o que está sendo feito, não estou criticando a diretoria do Flamengo, estou apenas alertando aos torcedores do clube da importância dos jogadores que atualmente fazem parte do elenco. O time está encaixado, entrosado, e com certeza sairemos na frente de muitos clubes se continuarmos com esse time base, incluindo dois ou três nomes no time titular. Sou da corrente de que não precisamos de uma completa reformulação, apenas reforços pontuais, em posições que o torcedor do Flamengo já tem conhecimento.
As contratações virão, não tenho dúvida quanto a isso, mas se eu fosse a diretoria do Flamengo só começaria pensar nelas após tudo estar arrumado internamente, ou seja, a manutenção do elenco atual, na minha opinião, é tão importante quanto a contratação de novos jogadores.
Saudações Rubro-Negras,
Lucas Badaró Guimarães.