Na primeira final como técnico, Jayme já tem a receita para o título.

Compartilhe

Aos 60 anos, Jayme vem passando por fortes emoções. Na última semana sofreu com uma cirurgia de emergência da neta, Pietra. A partir desta quarta-feira começa a decidir seu primeiro título como técnico do Flamengo, contra o Atlético-PR, e espera deixar mais uma marca da família na história do clube.

O que significa poder repetir a história do seu pai, também campeão como jogador e técnico pelo clube?

A minha família tem uma vida dedicada ao clube. Poder seguir isso, sem passar por cima de ninguém, é muito emocionante. É a chance de colocar mais uma marca da família na história do Flamengo . É uma honra poder viver esse momento.

Qual o momento mais difícil dessa trajetória?

O primeiro jogo em que assumi, contra o Náutico. O Mano (Menezes) tinha acabo de sair, pegou a todos de surpresa e a desconfiança era grande. Mesmo confiando na minha capacidade de fazer um bom trabalho, eu precisava provar que era capaz.

E quando você passou a achar que iria dar certo?

No primeiro jogo contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, eu passei a acreditar de verdade. Empatamos (1 a 1), mas jogamos bem, mesmo sabendo que o Botafogo era favorito. Ali senti que os jogadores aceitaram a nossa proposta de trabalho, entenderam que era possível crescer e que poderíamos chegar mais longe.

O Leo Moura disse recentemente que não esperava que você fosse dar tão certo. A que atribui essa mudança?

Acho que a minha postura ajudou. Com simplicidade, sem marra, sem arrogância. Eu dividi a responsabilidade com eles e nunca mudei minha maneira de agir, mesmo com os resultados sendo positivos. E eles me conhecem há algum tempo também, o que sempre ajuda.

Você passou por um drama pessoal na semana passada, com a cirurgia da sua neta. Como foi lidar com isso em meio a esse clima de decisão?

Não sou de ferro, minha família é tudo que tenho. Saber que minha neta ia operar de apendicite e eu estando longe… Muita coisa vem na cabeça, ainda mais porque perdi minha irmã há exatamente um ano. Foram dias muito difíceis, mas o pessoal da comissão técnica me apoiou muito. A Pietra está bem e vai torcer muito pela gente também.

O que esperar do Flamengo nessa final?

A gente sofreu muito para conseguir chegar à decisão. A torcida espera pelo título e vamos lutar muito por isso. É preciso muita entrega, atenção e saber que essa final não acaba no primeiro jogo. Mais do que nunca temos que jogar com o coração, como Flamengo exige que seja. Com inteligência, mas sem medo.

A conquista do título é decisiva para a sua permanência no clube no ano que vem?

Estou fazendo o melhor que posso desde o dia em que assumi como técnico. A proposta era livrar o time do rebaixamento no Brasileiro e tentar buscar o título da Copa do Brasil. Sendo campeão ou não, vou seguir o combinado. Sem pensar no que vai acontecer depois. Quando a temporada acabar, a gente vê como fica. O futuro não me preocupa.

A situação do time no Campeonato Brasileiro ainda preocupa?

A gente precisa tomar as decisões que acha as mais corretas e foi o que fizemos nos últimos jogos, devido à chance real de título na Copa do Brasil. Ainda faltam três partidas pelo Brasileiro. Acho que não teremos problema, mas é preciso definir essa questão do rebaixamento o quanto antes.

Fonte: Extra Globo

Notícias recentes

  • Destaque

Flamengo de olho: Estudiantes perde para o Lanús pelo Argentino antes de jogo da Libertadores

Estudiantes (ARG) entrou em campo nesta segunda-feira (21) O torcedor do Flamengo quer acompanhar cada…

21/09/2026
  • Destaque

A sugestão de Bap ignorada e a derrota do Flamengo nos bastidores da CBF

Bap pediu o fim do limite de jogos para transferências O Flamengo foi um dos…

21/09/2026
  • Notícias

“Desfrutem”: torcedores do Flamengo usam frase de Abel Ferreira para provocar Palmeiras

Rubro-negros usaram frase antiga do técnico português para ironizar tropeço do rival na tabela O…

21/09/2026
  • Notícias

Líder até no público! Flamengo tem recorde de torcedores na 28ª rodada do Brasileirão

Maracanã recebeu mais de 66 mil torcedores e teve a maior renda do fim de…

21/09/2026
  • Destaque

Atacante revelado pelo Flamengo faz ‘gol de Messi’ nos Estados Unidos; veja vídeo

André Luiz anotou uma verdadeira pintura na MLS Cria das categorias de base do Flamengo,…

21/09/2026
  • Notícias

Leitura labial flagra chateação de Pedro em jogo do Flamengo: “Me tirar?!”

Dois profissionais interpretaram a mesma reclamação do camisa 9 após ser substituído contra o Bragantino…

21/09/2026