A geração do Flamengo campeã da Copinha de 2011 terá futuro?

Em 2007, o time sub-19 do Flamengo participou do Campeonato Mundial Interclubes da categoria – ou Champions Youth Cup, como também é conhecida. O time fez uma campanha excelente e terminou a competição em terceiro lugar, vencendo o Milan no último jogo pelo placar de 3×1 e saindo do campeonato com apenas uma derrota, para o Manchester United.

O time do Flamengo em questão animava seu torcedor e sua diretoria, que apostava em diversos jogadores daquele elenco. Érick Flores, Vander, Kayke, Pedro Beda, Vinícius Colombia e Vitor Saba eram algumas das promessas que nunca se tornaram realidade. Hoje, esses jogadores rodam o Brasil e o mundo, disputando campeonatos menores e sem expressão. Vander, que é o inventor da “lambreta invertida”, hoje defende as cores do Botev Plovdiv, time búlgaro. Kayke, artilheiro daquele time que tinha mais de 300 gols por times de base, defende o Aalborg, da Liga dinamarquesa. Enfim, uma geração vitoriosa e promissora foi desperdiçada e nenhum jogador vingou. Curiosamente, o jogador daquele time que teve maiores oportunidades no time principal do Flamengo foi o zagueiro Wellington, bastante contestado pela torcida. Érick Flores, meia, também teve algumas oportunidades mas nunca se firmou.

Tendo essa geração como exemplo, já surge o temor que uma outra geração vitoriosa e promissora da base do Flamengo fracasse. Em 2011, o Flamengo foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com um elenco repleto de jogadores que encheram os olhos de qualquer flamenguista. Daquele time, os irmãos gêmeos e laterais direito e esquerdo Alex e Anderson nunca chegaram a subir pro time principal, foram negociados ainda nas divisões de base, ambos para o Vitesse, da Holanda. O zagueiro Marllon está rodando por times pequenos do Rio de Janeiro, já tendo defendido o Duque de Caxias e, agora, o Boavista. Muralha, volante que chegou a ter chances no time principal e fez boas partidas, foi emprestado para o Atlético goianiense e Portuguesa, onde pouco jogou. O volante Lorran foi emprestado, recentemente, para o Audax-SP, para a disputa do campeonato paulista. O atacante Lucas ficou por duas temporadas treinando com o time principal do Flamengo, mas pouco jogou.

Contudo, os jogadores que mais se apostavam daquele time, hoje preocupam o torcedor. Rafinha, que começou a Copa SP na reserva, teve chances no time principal em 2013 e correspondeu em campo. Mas devido à má fase do time em parte da temporada, foi perdendo espaço, apesar de ser o líder em assistências do Flamengo na temporada. Hoje, há a possibilidade do mesmo ser envolvido numa troca pelo volante Feijão, do Bahia, para ganhar experiência. O zagueiro Frauches, que era o capitão daquele time e fez bons jogos pelo time principal, deve ser emprestado para o XV de Piracicaba em 2014. O atacante Thomas, que jogou parte do campeonato brasileiro de 2011, surgiu bem no time principal, mas foi caindo de produção e, em 2013, após voltar ao time de juniores, foi emprestado ao Siena, da Itália. O meia Mattheus, filho do ex-atacante Bebeto, assim como Thomas, voltou para o time júnior e na temporada 2014 deve ser emprestado, para ganhar experiência. O atacante Negueba talvez seja o jogador que mais teve chances no time principal, mas não correspondeu. Ele foi emprestado para o São Paulo para a temporada 2013, mas após uma séria lesão, foi devolvido ao Flamengo e pouco jogou no ano – deve ser reapresentar ao Flamengo para 2014. Há, também, o goleiro César, que foi fundamental no título da Copinha de 2011. Hoje, com 21 anos, ele é o terceiro goleiro do Flamengo e fez seu primeiro jogo com profissional na última partida do Campeonato Brasileiro de 2013, contra o Cruzeiro, quando foi o melhor em campo – porém, não se sabe quando voltará a jogar, já que o Flamengo conta com Felipe e Paulo Victor pra posição.

Porém, a grande promessa dessa geração é o meia-atacante Adryan. Após surgir muito bem nas divisões de base do Flamengo e da seleção brasileira, Adryan se tornou a grande aposta de uma geração promissora do rubro-negro carioca. Contudo, após 48 partidas pelo time principal e apenas 3 gols, a torcida flamenguista começa a duvidar do meia, que deve ser emprestado, assim como quase todos de sua geração.

Será, então, que essa geração do Flamengo, de jogadores nascidos no ano 1993 e 1994 será, assim como aquela que disputou o mundial sub-19 de 2007, desperdiçada ou alguns jogadores se firmarão no cenário do futebol brasileiro? Eu, particularmente, acredito que Rafinha, Adryan e Mattheus são três jogadores com um potencial altíssimo e, caso bem trabalhados, se tornarão excelentes jogadores. A decisão de emprestá-los pode servir para que eles ganhem experiência e rodagem, mas é preciso atenção, especialmente para o meia Adryan, que não fez boas partidas em 2013. Resta ver agora como a diretoria e comissão técnica do Flamengo irão trabalhar para tirar o potencial desses jogadores.

Obs: o excelente zagueiro Samir e o promissor meia Rodolfo não eram do elenco que disputou a Copinha de 2011.

Fonte: Lanceativo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Jornalista dá 1 motivo crucial para demissão de Tite pelo Flamengo

Tite sente pressão da torcida do Flamengo após eliminação na Libertadores A eliminação do Flamengo…

27/09/2024

Brasileirão: CBF define escala de arbitragem para jogo do Flamengo contra o Athletico-PR

Flamengo encara o Athletico-PR neste domingo (29), pela 28ª rodada do Brasileirão A Confederação Brasileira…

27/09/2024

Flamengo toma atitude sobre demissão de Tite após eliminação na Libertadores

Tite permanece como técnico do Flamengo pelo menos até a semifinal da Copa do Brasil…

27/09/2024

Flamengo anuncia saída de meia para o Al-Nassr

Duda defendeu o Flamengo por dois anos e meio Nesta sexta-feira (27), o Flamengo anunciou…

27/09/2024

Zinho detona Tite e 2 jogadores do Flamengo após eliminação na Libertadores

Tite, Arrascaeta e De La Cruz foram os alvos de Zinho O Flamengo está eliminado…

27/09/2024

Arrascaeta quebra silêncio e dá resposta após suposto ‘corpo mole’ contra o Peñarol

Camisa 14 do Flamengo, Arrascaeta deu forte declaração em meio às críticas nas redes sociais…

27/09/2024