Clubes não conseguem fechar logística na Libertadores 2014.

Compartilhe
Definidos os grupos da Libertadores da América de 2014, os cinco clubes brasileiros classificados ainda sofrem para definir as logísticas de viagens para as partidas das primeiras fases. É que apesar do sorteio da última quinta-feira no Paraguai, nem todos os adversários estão definidos. As datas dos jogos também não foram marcadas pela Conmebol, que organiza o torneio.

Dos clubes brasileiros, apenas o Flamengo sabe quais serão todos os seus rivais na primeira fase. Os cariocas enfrentarão Bolívar, da Bolívia, Emelec, do Equador, e León, do México. As datas dos jogos, porém, não estão acertadas.

Isso porque a Conmebol ainda aguarda a definição de dois times argentinos para marcar as partidas de acordo com o interesse das emissoras detentoras de direitos de transmissão, a FOX Sports. A emissora exibe os jogos na América Latina. No Brasil, além da rede norte-americana, a Globo e o Sportv também transmitem as partidas.

O UOL Esporte apurou que a Conmebol prometeu aos clubes divulgar as datas na próxima semana, antes do Natal. Até lá, já estarão definidas as duas vagas ainda em aberto da Argentina. O calendário do torneio deste ano foi divulgado no dia 26 de dezembro de 2013, menos que um mês antes das primeiras partidas.

A dificuldade de conseguir voos e a necessidade de viagens de ônibus para os locais das partidas são apontadas como adversários fora do campo dos brasileiros na Libertadores. Há 17 anos, Rodrigo Ernesto trabalha com assessoria de logística para clubes de futebol. Dos cinco brasileiros que disputarão o torneio em 2014, quatro (Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-PR) contrataram o serviço da sua empresa.

“Sem tabela não tem como prever voo e outras decisões. O tempo é curto mesmo, mas já estamos acostumados com isso”, afirma Ernesto. “Temos problemas para viajar para países como Peru, Equador e Venezuela. No Brasil, são poucas as empresas que trabalham com voo fretado e as que fazem são muito caras”, completa.

O empresário aponta a Venezuela como o destino mais complicado para logística dos clubes. “É um país caótico para o transporte, com problemas de voo e até para conseguir alguns mantimentos necessários para atletas”, diz.

Atual campeão, o Atlético-MG é o único brasileiro que viajará ao país na primeira fase. Os mineiros enfrentarão o Zamora.

Rivais de cidades com altitude também entram na lista de dificuldades da Libertadores. O Cruzeiro corre o risco de viajar para Cusco, já que terá um peruano no seu grupo.

Grêmio cai em grupo da morte

Entre os times brasileiros, o Grêmio é quem enfrentará o grupo teoricamente mais complicado na Libertadores. Os gaúchos caíram no grupo 6, ao lado do Newell’s, da Argentina, e do Atlético Nacional, da Colômbia. O quarto integrante será definido do confronto da Pré-Libertadores entre Nacional do Uruguai e Deportivo Petrolero.

Caso o Nacional passe da primeira fase, o grupo do Grêmio contará com 3 campeões da Libertadores, já que o time uruguaio é tricampeão (1971, 1980 e 1988). Além do próprio Grêmio, que é bicampeão (venceu em 1983 e 1995), o Atlético Nacional já venceu o torneio em 1989. O Newell’s é o único que ainda não venceu, mas é um time argentino de muita tradição e que já fez duas finais, além de ter ficado na semifinal em 2013.

Fonte: UOL

Notícias recentes

  • Notícias

Jornal espanhol se derrete por Arrascaeta após gol em classificação do Flamengo na Libertadores: “Mais decisivo de toda a América do Sul”

Veículo destacou a entrada do uruguaio e afirmou que o camisa 10 é o jogador…

18/09/2026
  • Destaque

Rossi explica discussão com torcedor do Flamengo após gol de Arrascaeta na Libertadores

Goleiro pediu desculpas, mas justificou a reação após ouvir crítica no intervalo da partida Agustín…

18/09/2026
  • Notícias

“Muito abaixo do que posso fazer”: Paquetá expõe autocrítica após atuação irregular em classificação do Flamengo na Libertadores

Meio campista foi um dos piores em campo, mas comemorou o objetivo alcançado com a…

18/09/2026
  • Notícias

Jorginho desabafa após expulsão em classificação do Flamengo na Libertadores

Volante lamentou o cartão vermelho, mas exaltou o grupo rubro-negro pela vaga na semifinal do…

18/09/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta sexta, 18/09/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 18 de setembro Antes de mais nada, o…

18/09/2026
  • Notícias

Arrascaeta é eleito ‘Craque da Torcida’ após classificação do Flamengo na Libertadores

Rubro-negros escolheram Arrascaeta como 'Craque da Torcida' em votação nas redes sociais O Flamengo ficou…

18/09/2026