Flamengo 2014 – Parte I.

O Flamengo focou o ano no pagamento de dívidas com a pena de que não teríamos grandes pretensões em 2013. Grande parte da torcida comprou a ideia com a expectativa de que em 2014 tudo iria mudar. No entanto, uma não classificação para a libertadores e mais dívidas colocava em risco contratações mais ambiciosas. Para euforia da nação, o título da Copa do Brasil veio, consagrando assim um bom ano, já que além de um título, a diretoria negociou grande parte das dívidas e ganhamos um acesso para a competição continental. Mas que uma classificação, isso representa maior investimento, já que o Flamengo entra na competição com a ambição de levantar o caneco. A diretoria terá que provar seu valor agora na parte mais prática de formação do elenco, já que o ano não permitia a sondagem de jogadores mais caros, enquanto o próximo quase que exige isso. Apesar de críticas de parte da torcida de como os carecas lidaram com essa parte, eles se saíram bem no projeto “contratar sem gastar”. Essa primeira parte do texto fará uma analise do elenco, bem como uma avaliação de cada contratação feita pela nova diretoria. A segunda parte avaliará as posições carentes do time e será feita uma análise de possíveis contratações.

Felipe e Paulo Victor: Se tem uma posição que estamos bem servidos é a de goleiro. Apesar das críticas de parte da torcida com o Felipe, ele foi importantíssimo no título da Copa do Brasil, e provou o seu valor. Já Paulo Victor sempre que foi chamado cumpriu bem seu trabalho. Os dois têm que ser mantidos, já que time grande que se presa tem bom elenco até no gol, garantindo assim com que não soframos quando um for desfalque. Ainda tem o César que também é ótimo goleiro.

Léo Moura: O veterano começou o ano mal, irritando a torcida. Eu fui um dos que pediu que ele parasse. No entanto, no segundo semestre, com uma programação especial, Léo voltou a jogar bem e mostrou que tem lugar no elenco de 2014. Uma renovação de 1 ano é válida e ela deve acontecer.

Wallace:Começou muito mal e irritava a torcida com a insistência dos técnicos em mantê-lo. Com uma sequencia de bons jogos e um aumento de confiança se tornou o xerife da zaga. Boa contratação da diretoria e deve ser mantido para 2014.

Samir e Chicão: O primeiro mostrou ser uma das grandes promessas da gávea, sempre jogando bem e se mostrando extremamente seguro. Se mantiver o nível de 2013, vai se tornar um grande jogador e tem que continuar em 2014. O veterano também jogou bem em 2013 e provou que ainda tem bola. Alternou alguns maus momentos, mas na soma final se saiu bem. Apesar de parecer ser um pouco menos eficiente na defesa que o Samir, é extremamente eficiente na bola parada, o que pode ser muito importante em uma competição com jogos truncados como a Liberta. Boa contratação da diretoria e tem que ser mantido.

André Santos e João Paulo: O André provou se sair bem melhor na lateral do que no meio de campo. Com uma pré-temporada bem feita, deve se sair melhor que esse ano. Boa contratação da diretoria e tem que ser mantido. Já o João Paulo nunca encantou e não se mostrou um bom lateral. Não foi uma boa contratação da diretoria e não deveria ser mantido para 2014.

Amaral, Cáceres e Diego Silva: O primeiro se mostrou extremamente importante na conquista da CB e no esquema do Jaime. Tem que ser mantido. Cáceres quase não jogou em 2013 por lesões e quando entrou não foi bem. No entanto deve ser mantido para composição de elenco de quem disputa uma Libertadores. Diego Silva não mostrou pra que veio. Não jogou bem quando entrou. Nem mal. Apenas não comprometeu. Não foi uma boa contratação da diretoria e deveria ser devolvido ao XV. Ou não. Não faz diferença.

Elias e Luiz Antônio: A dupla se mostrou eficiente. O primeiro não tem o que comentar. Nosso melhor jogador, e deve ser mantido. Melhor contratação da diretoria. O segundo já tinha provado ser bom jogador na época do Vanderlei, caindo de produção depois. Voltou em 2013 e foi importante no esquema. Jogou muito na final e tem que ser mantido.

Carlos Eduardo: A maior decepção da torcida. Não mostrou nem ¼ do futebol apresentado no Gremio e no Hoffenheim. Concordo que foi importante na conquista da Copa do Brasil (no gol contra o cruzeiro) e no esquema do Jayme. Mas por pura falta de opção. No esquema montado por ele precisávamos de um meia de criação. Com o Adryan massacrado injustamente por um erro bobo, Cadu era a única opção disponível no elenco. Péssima contratação da diretoria com ressalva: Não tinha como eles preverem esse fracasso. Carlos Eduardo jogou bem por onde passou e parecia ser uma opção plausível em um ano de empréstimos. Então você torcedor que critica a diretoria por ele está lá, lembre-se que no começo do ano você comemorou sua contratação quando não o perdemos para o Santos. Não deveria ser mantido para 2014, mas vai. Vamos ver como se sai com uma pré-temporada bem feita.

Paulinho: O melhor custo-benefício de todas as contrações. Mostrou-se muito bom jogador e foi peça fundamental na conquista do título. Ótima contração da diretoria e tem que ser mantido.

Hernane:Artilheiro do Brasil e do novo maracanã. Apesar de não ser craque mostrou saber fazer gol como ninguém. E atacante vive de bola na rede. Tem que ser mantido para 2014.

Gabriel:Mostrou bom futebol no primeiro semestre, fato que lhe rendeu a camisa 10. No segundo semestre foi horroroso e teve queda brusca de rendimento. Sinceramente acredito no futebol do garoto. Espero muito que o mostrado atualmente por ele seja só uma fase. Avaliando o momento não foi uma boa contratação. No futuro, talvez. Acho que deve ser mantido para 2014.

Val e Bruninho: O primeiro mostrou-se péssimo jogador e espero que volte pra de onde veio. O segundo não mostrou nada de mais, e não justifica a disputa com o Santos pela sua contratação. As piores contratações da diretoria.

Como pode se ver os carecas acertaram muito mais do que erraram, principalmente com o dinheiro que se pretendia gastar. Em minha opinião eles foram muito bem.  Vamos ver com se saem tendo que investir mais.

Saudações Rubronegras!!!

Fonte: Sempre Flamengo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

“Pressão no Flamengo em Tite é maior do que na época de Seleção Brasileira”, diz jornalista

Parte da torcida pediu demissão de Tite após eliminação para o Peñarol (URU) na Libertadores…

27/09/2024

FIM DA LINHA PARA TITE? | COMO FICA O ANO DO FLAMENGO? | O PRÓXIMO TREINADOR | LIBERTADORES 2024

Apoio: KTO.com FIM DA LINHA PARA TITE? | COMO FICA O ANO DO FLAMENGO? |…

27/09/2024

Flamengo anuncia saída de meia para o Al-Nassr

Duda defendeu o Flamengo por dois anos e meio Nesta sexta-feira (27), o Flamengo anunciou…

27/09/2024

Flamengo toma atitude sobre demissão de Tite após eliminação na Libertadores

Tite permanece como técnico do Flamengo pelo menos até a semifinal da Copa do Brasil…

27/09/2024

Arrascaeta quebra silêncio e dá resposta após suposto ‘corpo mole’ contra o Peñarol

Camisa 14 do Flamengo, Arrascaeta deu forte declaração em meio às críticas nas redes sociais…

27/09/2024

Zinho detona Tite e 2 jogadores do Flamengo após eliminação na Libertadores

Tite, Arrascaeta e De La Cruz foram os alvos de Zinho O Flamengo está eliminado…

27/09/2024