Libertadores 2014: a grande chance do Flamengo.

Compartilhe
No dia 12 de dezembro às 21h de Assunção-PAR (22h de Brasília), acontece o sorteio da Taça Libertadores 2014. Diferente do sorteio para a Libertadores 2013 (quando todos os clubes já eram conhecidos), ainda não estará completa a lista de classificados para a competição. Com isso teremos algumas “bolinhas” com nomes como “Argentina 3”, “Argentina 5”, “Chile 3” etc. Ao todo existem 33 equipes classificadas, com cinco vagas em disputa e onze equipes na briga. Porém já dá para ter uma noção das equipes que poderemos enfrentar na competição e em que precisamos focar. Como “Brasil 3”, o Flamengo não entra como cabeça-de-chave (do Brasil, apenas os clubes mineiros serão), e poderemos ter uma vida um pouco complicada na fase de grupos (segunda fase), porém nem tanto.

Dentre as equipes já classificadas podemos destacar os argentinos Vélez Sarsfield, Newell’s Old Boys, Arsenal e Lanús. O Boca Juniors, seis vezes campeão, não se classificou e o River Plate, com dois títulos, precisa que o San Lorenzo não vença o Torneio Início 2013, no próximo domingo (pois desta forma entraria como melhor equipe argentina da Sulamericana, dentre os não classificados, e o Lanús ficaria como “Argentina 3”, com vaga na fase de grupos). Dentre os brasileiros se destacam o Cruzeiro, campeão brasileiro, o Grêmio e o Atlético-PR. Amanhã saberemos se a Ponte Preta será a última equipe brasileira a se classificar ou se o Botafogo entra como “Brasil 6”.

Das equipes tradicionais, dos demais países, teremos: Penãrol e Nacional (do Uruguai), Cerro Porteño e Nacional (do Paraguai), Deportivo Cali (da Colômbia) e Emelec (do Equador). Os chilenos Universidad Católica e Universidad de Chile ainda estão na briga por uma vaga (o primeiro está na final do Torneio Apertura 2013 e o segundo disputará um quadrangular, onde apenas o campeão se classifica para a pré-libertadores).

Campeões de fora

Dos 24 campeões na história da Libertadores, apenas oito já estão confirmados: Penãrol e Nacional (do Uruguai), Atlético Nacional da Colômbia, Velez Sarsfield da Argentina e os brasileiros Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG. Dos clubes que ainda tem chances de classificação, apenas o River Plate da Argentina já foi campeão.

Já entre os clubes sem chances de classificação estão: Independiente-ARG (7 títulos), Boca Juniors-ARG (6 títulos), Estudiantes-ARG (4 títulos), Olímpia-PAR (3 títulos), São Paulo-BRA (3 títulos), Santos-BRA (3 títulos) e Internacional-BRA (2 títulos). Para se ter idéia da situação, dos 22 títulos argentinos, apenas o Velez Sarsfield (campeão em 1994) tem presença garantida; de todos os campeões da Libertadores, desde 2000, apenas o Atlético-MG (atual campeão) disputará a Libertadores 2014. Se levarmos em consideração todos os finalistas, no mesmo período, além do atlético-MG, estarão presentes o Penãrol do Uruguai e os brasileiros Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR. Esta situação deixa a impressão que, mais uma vez, o campeão da Libertadores sairá do confronto entre os clubes do Brasil, com a competição sem a presença de várias equipes tradicionais.

E é exatamente isso que me deixa bem otimista, pois dos cinco possíveis adversários brasileiros, o Flamengo eliminou três na Copa do Brasil, sendo muito superior contra dois deles (Botafogo e Atlético-PR) e eliminando o campeão Brasileiro na raça, com a ajuda da torcida. Sobrariam Grêmio e Atlético-MG, velhos conhecidos de outras glórias no passado, e com a possibilidade de passar a Ponte Preta, que já estaria por satisfeita disputando a primeira fase (pré-libertadores). E levando em consideração que a equipe será reforçada, nós estaremos ainda mais fortes em 2014.

Clubes classificados:

Argentina: Vélez Sarsfield, Newell´s Old Boys, San Lorenzo, Arsenal e Lanús;
Bolívia: Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero;
Brasil: Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo;
Chile: Unión Española, O´Higgins e Universidad de Chile;
Colômbia: Atlético Nacional, Deportivo Cali e Santa Fé;
Equador: Emelec, Independiente del Valle e Deportivo Quito;
México: Santos Laguna, León e Morelia;
Paraguai: Cerro Porteño, Nacional e Guaraní;
Peru: Universitario, Real Garcilaso  e Sporting Cristal;
Uruguai: Peñarol, Defensor Sporting e Nacional;
Venezuela: Zamora, Deportivo Anzoátegui e Caracas.
SRN.

Daniel Mercer


Notícias recentes

  • Destaque

Cria do Flamengo, Vini Jr responde críticas e assume protagonismo do Brasil na Copa do Mundo

Vini Jr é um dos artilheiros da Copa do Mundo 2026 Vice-artilheiro da Copa do…

27/06/2026
  • Notícias

Campeão da Copa do Brasil detalha problemas no futebol saudita e admite arrependimento ao sair do Flamengo

Hernane ‘Brocador’ abriu o coração em entrevista ao Coluna do Fla Ex-Flamengo, Hernane Brocador concedeu…

27/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa hoje: Inglaterra, Portugal, Argentina e outras 9 seleções entram em campo neste sábado

Seis partidas agitam este sábado (27) pela última rodada da fase de grupos da Copa…

27/06/2026
  • Destaque

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Pentacampeão mundial, Rivaldo rasgou elogios a Vini Jr Cria do Flamengo, Vini Jr segue colecionando…

26/06/2026
  • Destaque

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

Eliminado pelo Flamengo na Libertadores do ano passado, Fernando Muslera virou vilão do Uruguai Acabou…

26/06/2026
  • Destaque

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

CBF divulgou novidades para o Brasileirão nesta sexta-feira (26) A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

26/06/2026