Calamos a boca dos críticos.
No início do Brasileirão, Fluminense e Botafogo eram os clubes cariocas apontados como favoritos ao título ou a uma vaga na Libertadores, mas no fim das contas, Quem vai mesmo a Libertadores é o Flamengo!!
E vamos a Libertadores ao estilo Flamengo. Com jogadores desacreditados, alguns até folclóricos e com um treinador que entende as raízes rubro-negras.
Por isso, decidi listar aqui os principais responsáveis pelo título da Copa do Brasil, na minha opinião. São eles:
1. Hernane
O Brocador está de mais! Já escrevi um post onde relatava a minha opção pelo Marcelo Moreno, pelo fator técnico, mas felizmente o Brocador queimou minha língua, e como! Hoje, Hernane é o principal artilheiro do Brasil e foi artilheiro do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. Agora esperamos que o Hernane continue a “brocar”, mas dessa vez, “brocar” as defesas latinas.
2. Jayme de Almeida
Após a saída de Mano Menezes, que por sinal foi de forma covarde, não acreditava que Jayme pudesse ser um bom treinador para o Flamengo. Achei até certa a decisão de mantê-lo até o fim da temporada, mas achava um erro permanecer com ele em 2014, mas ele provou o contrário. De uma maneira simples e humilde, Jayme cativou os jogadores e deu um padrão tático à equipe, coisa que não tinha desde o início de 2013, por isso ele é com certeza um dos grandes responsáveis pelo título.
3. Léo Moura
Muitos disseram que ele estava velho (e está) e que não tinha mais condições de jogar pelo Fla, mas o Léo provou que ainda pode ser importante para o time. Na minha opinião, ele foi o melhor lateral direito do Campeonato Brasileiro depois do Mayke (que hoje é reserva no Cruzeiro). Mesmo sem ser tão incisivo no ataque como costumava ser, Léo mostrou que ainda pode aguentar um pouco mais. E convenhamos que se o Leandro disse que ele teria vaga no banco de 81, é porque o cara realmente é bom.
4. Felipe
Apesar de cometer suas falhas, Felipe mostrou muita raça nessa conquista. Quando o Flamengo entrou em campo no Serra Dourada para disputar a semifinal da Copa do Brasil contra o Goiás, Felipe estava entrando na sala de cirurgia. E com muito trabalho e força de vontade, ele voltou para disputar a final e segurou bem a pressão. Além de tudo isso, se você quer ouvir o que realmente está acontecendo com o Flamengo durante os jogos, você precisa ouvir a opinião do Felipe, pois ele fala aquilo que realmente está acontecendo e não aquelas besteiras combinadas que todo jogador fala.
5. Diretoria
Após assumir a presidência, Eduardo Bandeira e Cia anunciaram que esse seria um ano de reestruturação, onde a prioridade seria sanar as dívidas. E realmente foi. Com um time limitado tecnicamente e com reforços vindos de praças menores, o Flamengo montou um time para se manter na série A. Mas conseguiu mais do que isso. Eu diria que o título da Copa do Brasil veio para coroar uma das melhores administrações que já passaram pela Gávea. Se com esse time fomos campeões nacionais, imagine com um time melhor (prometido para a Libertadores)?
E ae nação, Qual a sua opinião?
Fred Henauth
Sigam-me no Twitter – @FredHenauth