Sei que é meio chato ficar falando isso, mas o ano de 2014 já começou para o Flamengo. E começou dia 28 de novembro. Nesta semana tivemos algumas notícias que me agradaram muito em relação ao planejamento para o ano que vem.
Ontem, Jayme de Almeida foi confirmado como técnico do Flamengo para a temporada que vem. Me agrada muito essa notícia, pois seria uma injustiça gigantesca se o mesmo fosse demitido. Jayme não tem muita experiência como treinador, isso é fato, mas o ano de 2013 foi sensacional para ele, que teve seu trabalho coroado com a conquista da Copa do Brasil. Ele claramente tem o grupo na mão, os jogadores (ao que tudo indica) gostam dele e o respeitam. Jayme já tem uma formação definida, que pode sofrer alterações com a chegada de novos jogadores, mas o time base já está montado. Alguns disseram que o Flamengo precisaria de um treinador com mais pompa, mais experiência para comandar o time em uma Copa Libertadores. Eu discordo, já tivemos recentes decepções na própria Copa Libertadores com treinadores renomados, e a proposta de ter um treinador humilde e criado no Flamengo (como foi o caso do Andrade) parece ser uma fórmula bem interessante.
A outra notícia que me deixou bastante feliz foi a de que usaremos o time de juniores para a disputa de boa parte do Carioca 2014. Muito inspirado pelo nosso rival da final da Copa do Brasil, me parece ser uma medida absolutamente correta, já que os resultados de uma pré-temporada alongada, surtiram excelentes efeitos no Atlético Paranaense esse ano, que mostrou um preparo físico impressionante da metade para o final de 2013. É claro que é sempre bom ganhar um campeonato carioca e sacanear nossos fregueses históricos, mas devemos priorizar competições mais importantes. O campeonato Carioca é tão fraco que podemos muito bem chegar às finais com o time Júnior, inclusive pelo fato de que Vasco e Fluminense provavelmente não terão investido muito em reforços para 2014, com uma eventual queda para a série B.
Creio que foram ambas as decisões foram corretamente tomadas e mostram que a diretoria e a comissão técnica estão seguindo um caminho correto. É importante, como torcedores, termos paciência em relação ao time que irá disputar o Campeonato Carioca e não começar a criticar tudo e todos se o time não corresponder. Devemos lembrar que essa medida pode ser decisiva para o restante do ano e provavelmente valerá a pena.
Saudações Rubro-Negras,
Lucas Badaró Guimarães.