Na postagem de hoje falarei de forma breve sobre dois temas: o tratamento dado as promessas do Flamengo na reformulação do elenco para o próximo ano e as possíveis punições do STJD ao Flamengo e a Portuguesa.
Recentemente discorri sobre a importância do Flamengo poupar os principais jogadores da disputa do Carioca pensando em uma equipe com maior preparo ao longo da temporada. Continuo sendo a favor da idéia e acho que o Carioca pode ser utilizado como uma excelente oportunidade para nossas promessas. Porém li aqui no blog, que aparentemente grande parte da badalada geração campeã da Copa Sp de Juniores 2011 deve ser envolvida em negociações nessa janela de transferências. Não sou gestor de futebol e não consigo avaliar a viabilidade de emprestar grande parte desses jogadores após o carioca, mas se o mesmo for considerado difícil, me soa estranho o tratamento diferenciado que alguns nomes do elenco recebem. Não sou contrário à idéia do empréstimo dos jogadores, Wellington Nem é um excelente exemplo de jogador que adquiriu bagagem em um time de menor expressão(Figueirense, 2011), e posteriormente foi protagonista em uma conquista de título brasileiro. Mas me incomoda ver jogadores que eu particularmente não tenho a menor empatia, como Guilherme Negueba, que recentemente falou bobagem quando desembarcou no SPFC, receberem uma segunda chance, e outros nomes como Adryan e Mattheus serem mais uma vez preteridos. Não sei o que influencia essas decisões, mas acredito que exista um certo preconceito até por parte da torcida, que adora ver Negueba entrar em campo, ciscar pra lá e pra cá e não produzir nada, mas vaia assim que Adryan erra um passe difícil, de inteligência. Mais uma vez, você pode ser fã do futebol de um e discordar da minha opinião, não sou nem quero parecer dono da verdade, até porque no futebol, isso costuma não funcionar.
Quanto à polêmica da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, o erro existiu, erro infantil, por parte da diretoria do Flamengo e da Portuguesa. Logo, é passível de punição. Mas acredito que reorganizar a tabela de classificação com o campeonato já acabado, pode e vai soar como virada de mesa. O Flamengo arcaria com um prejuízo contratual de 3,8 milhões, a Portuguesa terminaria rebaixada para a Série B. Acredito que os times conquistaram sua posição na tabela dentro de campo, e se você acha que a escalação de algum desses dois jogadores foi realmente decisiva para a última rodada, sua visão me parece no mínimo tendenciosa. Essa punição seria desproporcional, pode manchar o campeonato brasileiro e remeter às famosas viradas de mesa da década de 90, em poucas palavras, um retrocesso. Multa e perda dos 4 pontos no Campeonato Brasileiro de 2014 me parecem mais justos. Em nenhum momento citei o Fluminense, acho que o clube não deve se meter, essa decisão cabe ao STJD e envolve Flamengo e Portuguesa, mas claro, beneficiaria o clube das Laranjeiras.
Saudações rubro-negras,
IB.