Veja o balanço de cada jogador do Flamengo.

Melhor do que a encomenda. Depois da chegada da nova diretoria ao poder e das previsões de um ano apenas de transição, o Flamengo encerra 2013 otimista: conquistou a Copa do Brasil, conseguiu classificação para a Copa Libertadores e nem lutou contra o rebaixamento até o fim do Brasileiro, como chegou a ser imaginado.

Para o torneio continental em 2014 a diretoria admite que investimentos maiores serão necessários. A prioridade, no entanto, será manter as contas em dia, assim como o pagamento de dívidas. A permanência de Elias é tratada como fundamental.

VEJA A AVALIAÇÃO DE CADA JOGADOR EM 2013:

Felipe

EM ALTA! O gol talvez seja a posição em que o Flamengo esteja melhor servido. Felipe foi titular durante todo o ano e só ficou fora por lesão. Mas nem isso o impediu. 20 dias após operar o joelho direito, o camisa 1 voltou a campo na final da Copa do Brasil e teve participação importante na conquista do título.

Paulo Victor

EM ALTA! É praticamente o 12º jogador do elenco rubro-negro. Com as lesões e suspensões de Felipe foi bem requisitado e teve quase sempre boas atuações e que tranquilizaram a comissão técnica e a torcida.

Cesar

EM ALTA! Não fosse o último jogo da temporada e o garoto de 20 anos terminaria o ano na média. Mas não. Em sua estreia nos profissionais em um jogo festivo diante do Cruzeiro, no Maracanã, César fez três incríveis defesas, garantiu o empate em 1 a 1, teve o nome gritado pela torcida e deixou claro que tem um belo futuro pela frente.

Wallace

EM ALTA! Contratado para ser reserva no início do ano, o jogador se tornou um dos líderes do elenco e, com boas atuações, conquistou a vaga de titular incontestável. Chegou a ser capitão em alguns jogos.

Samir

EM ALTA! Apesar do grande tempo lesionado, o garoto de apenas 18 anos conquistou a torcida pelas atuações seguras. Nem mesmo um longo período com lesão abalou a reputação: o retorno ocorreu na final da Copa do Brasil e ele deu conta do recado.

Chicão

NA MÉDIA! Depois de chegar no meio da temporada, Chicão conquistou a vaga de titular com Mano Menezes, mas depois a perdeu entre lesões e suspensões. Fez gol importante na semifinal da Copa do Brasil, contra o Goiás, mas ficou fora da finalíssima por lesão. Deve continuar como opção no banco de reservas.

González

EM BAIXA! Titular no início da temporada, com Dorival Júnior, o chileno ainda teve chances com Mano Menezes, mas apresentou lentidão e foi barrado. De lá para cá, virou opção no banco de reservas ou então para o fim da partida. Mas continua em 2014.

Frauches

EM BAIXA! Teve poucas chances em 2013 e, apesar de não comprometer, também não encheu os olhos e chegou a ficar fora do banco de reservas muitas vezes.

Welinton

EM BAIXA! De volta do futebol russo fora de forma, o zagueiro até conta com a simpatia de Jayme de Almeida, mas jogou apenas uma vez, contra o Grêmio, no Sul, pelo Brasileiro.

Léo Moura

EM ALTA! Poupado na dose certa, o veterano capitão rubro-negro, de 35 anos, teve grande contribuição na campanha do time. Tanto que teve seu contrato renovado e terá pela frente sua décima temporada consecutiva pelo clube.

Digão

EM BAIXA! Revelado pelas categorias de base do clube, o garoto não teve boas atuações quando substituiu Léo Moura e deve ser emprestado.

André Santos

EM ALTA! Contratado no meio do ano, o camisa 27 começou no meio de campo e terminou em sua posição de origem, a lateral-esquerda. Apesar de irregular, ele se tornou uma das referências do elenco e tem moral com a torcida.

João Paulo

EM BAIXA! Titular na maior parte do ano, o jogador acabou perdendo a posição para André Santos e colecionou críticas da arquibancada. Apesar disso, tem contrato longo e deve permanecer como opção no elenco.

Elias

EM ALTA! Embora o clube ainda discuta sua permanência com o Sporting, de Portugal, Elias teve o maior brilho rubro-negro no ano. Decisivo na Copa do Brasil com gols nas oitavas, semi e final, o camisa 8 foi o símbolo da equipe do Flamengo na temporada e caiu nas graças da torcida. É o dono do time.

Luiz Antonio

EM BAIXA! O garoto de 22 anos tinha tudo para terminar a temporada lá em cima: finalmente conseguiu se firmar no time titular no quarto ano entre os profissionais e foi presença importante na Copa do Brasil. Mas após o fim da temporada acionou o clube na Justiça e o clima para permanência é difícil. Com contrato até 2016, não deve ficar ainda que seja derrotado nos tribunais.

Amaral

EM ALTA! Ignorado por Mano Menezes, Amaral assumiu a cabeça de área do Flamengo com a chegada de Jayme de Almeida e não saiu mais. Voluntarioso, o volante ainda marcou um golaço na primeira partida da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. Presença mais do que certa em 2014.

Cáceres

EM BAIXA! Titular no início do ano, o paraguaio manteve a posição até ser substituído por Amaral com a chegada de Jayme de Almeida ao comando. Lesionado, passou por uma cirurgia de hérnia no fim da temporada e deve voltar apenas no início de 2014.

Val

EM BAIXA! Contratado no pacotão do interior paulista antes do Brasileiro, o jogador não caiu nas graças da torcida. Teve poucas oportunidades e deve respirar novos ares em 2014. 

Diego Silva

NA MÉDIA! Apesar de não ter agradado tanto a torcida rubro-negra, Diego entra com frequência nas partidas e é bem requisitado por Jayme de Almeida. Por isso, deve continuar como opção de elenco.

Carlos Eduardo

EM BAIXA! Pode parecer bem contraditório o fato de o único meia do time campeão da Copa do Brasil terminar o ano em baixa. Mas contra fatos não há argumentos. Contratado com pompas de estrela no início do ano, Carlos Eduardo perdeu a camisa 10 e passou a ser insistentemente vaiado.Em 2013 fez apenas um gol, embora importante, diante do Cruzeiro, no Mineirão, na derrota de 2 a 1 pela Copa do Brasil. A diretoria busca outro nome para a posição, mas como tem contrato até junho, Cadu deve ficar mais seis meses.

Gabriel

EM BAIXA! Chegou com status de uma das revelações do Brasileiro de 2012 após belas atuações pelo Bahia. Teve inúmeras chances no time titular e nunca se firmou. Frágil fisicamente, pode até mesmo ser emprestado em 2014, já que tem contrato de cinco anos com o clube.

Adryan

EM BAIXA! Tratado com joia nas categorias de base do clube, o garoto até agora não disse ao que veio nos profissionais. Teve algumas chances durante os jogos, mas nunca teve grande destaque. Deve ser emprestado ao futebol italiano em 2014.

Rodolfo

EM BAIXA! O garoto começou o ano como uma das promessas do time do então técnico Dorival Júnior. Em determinado momento foi titular, mas com a chegada de Mano Menezes foi rebaixado para os juniores. Em 2014, deve ser reintegrado aos profissionais.

Paulinho

EM ALTA! Contratado junto ao XV de Piracicaba, cresceu de produção ao longo da temporada e assumiu a condição de titular sob o comando de Jayme de Almeida. Rápido e habilidoso, foi peça-chave na conquista da Copa do Brasil. Em 2014, o Flamengo deve pagar R$ 1 milhão ao XV de Piracicaba para arrematar 60% de seus direitos e garantir um contrato longo.

Bruninho

EM BAIXA! Ao lado de Paulinho, Val e Diego Silva integrou o pacote do interior paulista. Mas não foi bem. Teve algumas chances com Jayme de Almeida e não rendeu. Pode até ser dispensado. 

Hernane

EM ALTA! Talvez só fique atrás de Elias na cotação rubro-negro de 2013. Prometeu 30 gols na temporada e terminou o ano como o artilheiro do futebol brasileiro, com 36. Valorizado, caiu nas graças da torcida de vez com o apelido de Brocador e o faro de artilheiro. Presença garantida em 2014.

Marcelo Moreno

EM BAIXA! Contratado junto ao Grêmio no início de 2014 para ser titular, acabou à sombra de Hernane diante dos poucos gols. Acabou devolvido ao clube gaúcho ao fim do Campeonato Brasileiro.

Rafinha

EM BAIXA! Começou o ano em alta, alçado aos profissionais por Dorival Júnior e com status de grande revelação. Mas depois do brilhareco no Carioca caiu de produção e ficou fora até do banco de reservas com Mano Menezes. De contrato renovado e multa astronômica, pode ser emprestado em 2014.

Nixon

EM BAIXA! Chegou a ser titular no início da temporada, com Dorival Júnior. Depois, teve mais baixos do que altos e ficou relegado ao banco de reservas. Mas deve continuar como opção no elenco.

Fonte: ESPN

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Gerson toma atitude surpreendente com Alcaraz em jogo do Flamengo

Capitão do Flamengo, Gerson chamou Alcaraz para cobrar pênalti na partida O Flamengo encarou o…

06/10/2024

Gabigol publica mensagem enigmática antes de jogo do Flamengo no Brasileirão

Gabigol está cotado para iniciar entre os titulares do Flamengo contra o Bahia neste sábado…

06/10/2024

Efeito Filipe Luís: Flamengo quebra sequência de 4 derrotas seguidas fora de casa no Brasileirão

Flamengo venceu o Bahia por 2 a 0, nesse sábado (05) No segundo jogo da…

06/10/2024

Alcaraz marca primeiro gol pelo Flamengo e rasga elogios a Gerson: “Uma referência”

Gerson entregou a bola para Alcaraz marcar o segundo gol do Flamengo de pênalti Carlos…

06/10/2024

Gabigol se declara ao Flamengo após completar 300 jogos com a camisa rubro-negra

Gabigol foi titular na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Bahia, pelo…

06/10/2024

Flamengo diminui diferença para Palmeiras e Fortaleza no Brasileirão 2024; veja tabela atualizada

29ª rodada do Brasileirão chegou ao fim neste sábado (05) Sete jogos encerraram a 29ª…

05/10/2024