Depois de exatos 59 dias de espera (não levemos em conta o “amistoso” contra o Cruzeiro, que só nos deu dor de cabeça), o time titular e principal do Flamengo está de volta a uma competição oficial, disputando alguma coisa. Lógico que ainda não é “grande coisa”, apenas três pontos no Campeonato Carioca, para nos mantermos na liderança. Mas já é uma partida para verificarmos como estamos para a disputa da Taça Libertadores.
O Flamengo entrará em campo com: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane. É praticamente o mesmo time da final da Copa do Brasil. As exceções ficam na ausência de Elias (que ainda luta para voltar ao Flamengo) e Luiz Antônio (que ainda está se deixando influenciar pelo agente e continua perdendo tempo e dinheiro). Em seus lugares estarão o estreante Elano e o jovem Muralha. Acho que o Flamengo ganha mais qualidade no passe e fica mais ofensivo. Elias é um volante polivalente, que se movimenta e participa ativamente do jogo, com isso todos os jogadores do Flamengo precisarão correr e fazer sua parte, para que a falta desse jogador não seja tão evidente e prejudique a equipe.
Alguns dos contratados continuam de fora
À exceção de Elano (que joga hoje) e do volante Feijão (que já estreou contra o Audax), os demais contratados ainda não podem jogar: Erazo, Mugni, Everton e Léo ainda estarão de fora, pois não foram regularizados pelo clube. Alecsandro já está regularizado e pode pintar no banco de reserva, mas ainda não é certeza que estará. Quero vê-lo estrear e balançar as redes, para que a torcida comece a confiar nele. Acredito que seja um bom reserva para fazer sombra ao Hernane e pode dar alegrias à Nação.
Segundo têm-se noticiado, o time que joga hoje é o que o Jayme considera ideal para a estreia da Libertadores. Eu sinceramente não acho, já que considero Everton melhor que Carlos Eduardo. O meia Mugni e o zagueiro Erazo são outros nomes que ainda podem surpreender e assumirem o posto de titular. A não ser que o Jayme pretenda começar realmente com o time de hoje e ir mudando durante a competição de acordo com o que cada jogador apresentar. É esperar para ver.
A novela Elias
Mais uma semana de novela interminável. Na última quinta-feira a imprensa portuguesa deu como certa o término da negociação, com final feliz para o Flamengo. Porém fomos dormir com uma certeza e acordamos com outra, quando o clube português lançou uma nota oficial negando que estivesse fechado e praticamente descartando a vinda do Elias. Todos sabem que é jogo de cena do Sporting, já que na quinta à noite surgiu outra proposta do clube chinês, que pretende contar com o Elias. Felizmente o jogador recusou a proposta e as negociações continuam. Como escrevi anteriormente, acredito num desfecho positivo apenas no limite da janela européia (que se encerra no dia 31 de janeiro). Este também é o prazo para o Luis Antônio retornar ao Flamengo, ou ficar vagando sem clube pelo Brasil.
O time já está quase fechado. Além de Elias, acredito que ainda precisamos de mais um atacante e um grande camisa 10. Infelizmente acho que estes grandes nomes só virão para o Campeonato Brasileiro, possivelmente na janela do meio do ano. Aí sim teremos um grande time capaz de vencer tudo que disputar. E ainda temos as jovens promessas que, por enquanto, continuam sendo eternas promessas. E aos poucos vamos voltando ao lugar que nos é de direito: o topo. SRN.
Daniel Mercer.