Elias ainda luta para voltar ao Flamengo. E como. As conversas entre o jogador e a diretoria do Sporting continuam mesmo após o fechamento da janela de entrada para o futebol europeu, na última sexta-feira. Mas o volante deu um prazo para a diretoria do clube português definir sua situação: esta quinta-feira. Caso contrário, ele voltará a acionar o clube na Fifa por conta de salários atrasados. Por enquanto, o ex-camisa 8 rubro-negro ainda tenta esgotar todas as possibilidades para chegar a um consenso e não ter de tornar acionar o seus advogados. A intenção é sair sem rusgas com a diretoria portuguesa.
Ao Sporting, no entanto, restam duas alternativas: aceitar a proposta que já recusara do Flamengo no fim de janeiro e liberar Elias ou pagar o que deve ao atleta, cerca de um milhão de euros em salários atrasados, e reintegrá-lo ao time principal para a disputa do Campeonato Português. O jogador foi inscrito pouco antes do fechamento da janela na Federação Portuguesa. Por diversas vezes, Elias, por meio de seu pai, Eliseu Trindade, já deixou tornou pública a preferência em retornar ao Flamengo. Para isso, recusou até uma proposta milionária do Shadong Luneng, da China. Elias treina com o time B do Sporting desde janeiro, quando se reapresentou ao clube com o qual tem contrato até 2016. Em outubro, Eliseu Trindade, pai de Elias, chegou a se reunir com o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e concordou em retirar a ação na Fifa. Em troca, o Sporting seria mais flexível em uma possível transferência definitiva para o Brasil em 2014.
A chance restante, então, era o diálogo entre Elias e o clube português. De longe, o clube rubro-negro monitora a situação justamente por já ter acertado com um jogador, desde dezembro, um contrato de quatro anos. Caso Elias vá à Fifa, há chance de que ele seja liberado rapidamente para trabalhar, mas uma decisão final sairia apenas em torno de 120 dias. E, em caso de vitória do clube português, uma rescisão contratual teria de ser discutida com Elias e seu novo clube. A pressa de Elias na decisão do Sporting tem justificativa: caso não seja liberado agora, o Flamengo não teria tempo hábil para inscrevê-lo na Libertadores. O clube tem até o dia 10, próxima segunda-feira, para apresentar a lista de 30 jogadores para a competição. De acordo com o regulamento, a lista pode ser atrasada até a data da estreia do clube na competição, dia 12, contra o León, no México, mediante o pagamento de uma multa de dez mil dólares. Depois disso, Elias poderia ser regularizado apenas a partir das oitavas de final, caso o Flamengo avance de fase.