Quando a paixão atrapalha o profissionalismo no esporte.

O termo “profissionalismo” é muito utilizado no futebol brasileiro (e em outros esportes), mas até que ponto um dirigente apaixonado por uma agremiação ou por um esporte trabalham de forma profissional? É possível que um clube mantenha uma conduta profissional quando a direção admite ter financiado o carnaval de escolas de samba ligadas a torcidas organizadas, como o candidato a presidência do São Paulo, Carlos Miguel Aidar revelou no último dia 19, ao programa de rádio Estádio 97? Ou então quando Andrés Sanchez e outros dirigentes do Corinthians criticam via imprensa a gestão do atual presidente Mário Gobbi, como mostrado aqui no Yahoo Esporte Interativo em 20 de fevereiro?

Embora diversos clubes no Brasil digam que tem um departamento de futebol profissionalizado, muitas vezes com estruturas modernas e jogadores caros, não é raro vermos casos que beiram o amadorismo. O caso Héverton, que culminou n o rebaixamento da Portuguesa, é apenas mais um exemplo disso. Por mais que se conteste a punição aplicada a equipe paulista , a direção do clube, formada por descendentes de portugueses e “apaixonados” pela agremiação do Canindé, jamais poderia permitir que o atleta entrasse em campo suspenso . A CBF, que deveria ser clara quanto a isso, também tem culpa neste caso, por não comunicar o clube de forma eficiente.

A falta de profissionalismo dos dirigentes também é exposta através de brincadeiras com rivais. As discussões envolvendo Andrés Sanchez e Juvenal Juvêncio através da imprensa (muitas vezes incitadas pela própria imprensa, que tanto preza pelo profissionalismo) demonstram uma preocupação maior em falar do rival em vez de uma preocupação com o próprio clube.

Ainda assim é possível termos uma ponta de esperança em uma profissionalização de fato do futebol brasileiro. Um exemplo disso são os salários pagos por produtividade, solução adotada pelo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre (ex-piloto que usava o apelido “Palmeirinha”, em alusão ao amor pelo clube, para disputar as etapas do Mundial de Rally) a partir desta temporada, que além de ajudar a diminuir as dívidas da agremiação , podem manter os jogadores interessados em todas as partidas. Outro bom exemplo é o do Flamengo, um dos clubes que mais possuem casos de falta de profissionalismo no futebol brasileiro, mas que em 11 meses conseguiu diminuir em R$80 milhões suas dívidas, dando um exemplo de boa administração.

O excesso de paixão pode ter atrapalhado outro esporte: o automobilismo. Após anunciarem uma parceria, a Fórmula Truck, categoria consolidada de caminhões, e a GT PRO Brasil, organizada pelos pilotos Marçal Melo, Alex Fabiano – vice-campeões sul-americanos da categoria GT Premium em 2013 – e por Johnny Weisz, desfizeram o acordo após apenas 20 dias.

Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck, alegou existir uma diferença de perfil e falta de alinhamento comercial entre as categorias. “Preferimos não causar nenhum tipo de problema a nenhuma das duas categorias e a seus patrocinadores neste momento”, disse. Melo respondeu através de sua conta no Facebook que “A GT PRO não tinha nenhum patrocinador, Nenhum, então vamos tratar com respeito e trazer a verdade às pessoas”.

Em comunicado a imprensa, os organizadores da GT PRO dizem procurar alternativas para viabilizar a temporada 2014. Porém, Melo alega possuir negociações adiantadas para disputar a temporada da Euro Nascar.

Por Leonardo Marson

Fonte: Ei

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

AeroFla: torcida faz festa em meio ao embarque do Flamengo para jogo contra o Peñarol na Libertadores

Flamengo tem jogo decisivo diante do Peñarol (URU) para definir futuro na Libertadores A torcida…

24/09/2024

Plata ganha ‘dose extra’ de confiança com Tite às vésperas de 3º jogo como titular do Flamengo

Tite tem trio de ataque com Gerson, Plata e Bruno Henrique para jogo do Flamengo…

24/09/2024

Jogadores do Flamengo usam provocação do Peñarol como motivação para buscar classificação na Libertadores

Jogadores do Peñarol (URU) deixaram o Maracanã no dia 19 de setembro com música alta…

24/09/2024

Flamengo é um dos 7 clubes que não demitiu técnico em 2024; veja lista completa

Tite segue como técnico do Flamengo em meio à sequência negativa na temporada O Flamengo…

24/09/2024

Torcedores do Peñarol compram ingressos de setor para torcida do Flamengo em jogo da Libertadores

Peñarol (URU) disponibilizou dois mil ingressos para torcida do Flamengo O jogo entre Flamengo e…

24/09/2024

Grêmio emite nota oficial e desmente caso de injúria racial contra Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão

Grêmio contratou duas empresas especializadas em perícias e detectou que não houve injúria racial contra…

24/09/2024