Renato Maurício Prado elogia mexidas de Jayme no Flamengo.

Se após a saída de Mano Menezes, a entrada de Amaral, promovida por seu substituto, Jayme de Almeida, foi fundamental para equilibrar o time do Flamengo e leva-lo à inesperada conquista da Copa do Brasil; na estreia rubro-negra na Libertadores, o “pitbull” da Gávea foi o principal responsável pela derrota por 2 a 1, diante do León, no México. Aos 11 minutos do primeiro tempo, após agredir o talentoso armador Moraes, de forma incompreensível e injustificável, o volante brasileiro foi corretamente expulso e deixou o Fla com um jogador a menos.

A partir daí, o jogo, que começara equilibrado (Hernane já cabeceara até uma bola no travessão), ficou à feição do time da casa, que tomou conta do gramado e acabou chegando a uma vitória justa, apesar da garra com que os demais jogadores rubro-negros se empenharam para suprir a ausência do destemperado companheiro.

Mesmo com um a menos, o Flamengo só foi sofrer o primeiro gol numa jogada discutível em que, após a cobrança de um escanteio, o árbitro enxergou pênalti de Hernane no centroavante argentino Boselli. Este mesmo executou a penalidade e colocou 1 a 0 no placar, aos 31 minutos de partida.

Em desvantagem, o Mais Querido passou, então, a se arriscar mais no ataque e acabou empatando, num lance de bola parada: Elano cobrou na cabeça de Cáceres, que testou firme e sem defesa para o goleiro Yarbrough. Eram 42 minutos da etapa inicial e os rubro-negros levaram a igualdade para o vestiário como um prêmio ao esforço e dedicação empenhados para suprir o inesperado desfalque.

Após o intervalo, porém, o time de Jayme de Almeida recuou demais e o León voltou a tomar conta do campo. Cáceres, em novo lance de bola parada, executada por Elano, quase chegou a fazer 2 a 1 (a bola bateu na trave), mas o jogo já voltara a ser todo dos mexicanos, que até desperdiçaram um novo pênalti, em cobrança de cavadinha, por Boselli, que Felipe defendeu.

O goleiro brasileiro foi, aliás, um dos maiores destaques do duelo. Realizou várias grandes defesas, que impediram gols da equipe da casa, mas, aos 22 minutos, após um escanteio ele não teve como evitar o gol de Arizala, que decretaria a derrota do Fla.

Jayme ainda tentou a reação, colocando Paulinho e Muralha (que tinham sido barrados) e Alecsando em campo, mas quem continuou  mais perto do gol foram os mexicanos, que acertaram duas bolas na trave e obrigaram Felipe a novas intervenções difíceis.

No final, a impressão que ficou foi a de que a surpreendente formação com que o treinador rubro-negro iniciou o jogo (com Cáceres no lugar de Muralha; Samir no de Erazo e Lucas Mugni no de Paulinho) poderia ter sido de fato uma evolução elogiável em relação à equipe do Fla-Flu, mas a tresloucada atitude de Amaral pôs tudo a perder.

A derrota na primeira rodada, jogando fora, contra o adversário teoricamente mais forte do grupo, nem deve ser considerada um desastre. Mas para que o Flamengo continue com boas chances na competição, tornou-se obrigatório vencer os dois próximos jogos (contra Emelec e Bolívar, ambos no Maracanã). Caso contrário, o sonho da Libertadores pode virar pesadelo muito cedo.

Fonte: Blog do Renato Maurício Prado

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

25/09/2024

Torcedores do Peñarol compram ingressos de setor para torcida do Flamengo em jogo da Libertadores

Peñarol (URU) disponibilizou dois mil ingressos para torcida do Flamengo O jogo entre Flamengo e…

25/09/2024

AGORA | Flamengo se posiciona sobre chance de Luís Castro substituir Tite

Tite segue como treinador do Flamengo até o final da temporada 2024 Luís Castro deixou…

25/09/2024

Ídolo do Flamengo revela ‘arma secreta’ para classificação contra o Peñarol na Libertadores

Junior acredita em virada do Flamengo na Libertadores, mas fez alerta sobre o Peñarol (URU)…

25/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

25/09/2024

Diretor do São Paulo revela que tentou contratar Alex Sandro, do Flamengo

Alex Sandro chegou ao Flamengo na segunda janela de transferência do Brasil O Flamengo encerrou…

25/09/2024