Carioca não vale nada, mas eu quero! Vamos ganhar isso logo!

Se a sua ideia ao chegar até aqui for ler o texto até o fim, antes de qualquer coisa vamos combinar o seguinte: a incoerência está na raiz do ato de torcer pra um time de futebol. Não interessa se passei os últimos 3 meses esculachando o carioqueta e nem se o denominei O Pior Campeonato do Mundo. Hoje, pros rubro-negros fechados com o certo, o Campeonato Carioca de Futebol Profissional Masculino Adulto de 2014 é a competição mais importante do mundo.

Ontem, na resenha no Simpatia da Gávea falei mal do Jayme e da exagerada importância que nosso treinador reputa ao certame rural. Achei que pegou mal pra nós, diante do nosso tamanho, explanar interesse, e até uma certa preocupação, com essas mixarias. Galinha de casa não se corre atrás. Mas eu estava errado, foi mal aí, Jayme.

É que às vezes estamos tão perto do objeto observado, e ele é tão maior do que imaginamos, que perdemos a real dimensão das coisas. O Carioca é importante, sim, a rigor títulos nunca nos fizeram mal. Mas no caso específico do Flamengo no Carioca 2014, e muito em função da comovente indigência dos nossos adversários diretos, vencer não será sequer considerado um grande feito. Se o Flamengo conquista o carioqueta o assunto será arquivado na pasta Obrigação.

Mas experimenta perder essa droga de campeonato sem público pra ver o barulho que vai dar. Tenho certeza de que na Gávea a mera possibilidade de perder o Carioca pras algum desses mortos de fome que chegaram com a gente nas semis é ainda mais motivadora do que a glória standard e efêmera de vence-lo proporcionará. Fora o bicho.

Os nossos mulambos devem estar pensando: – Putz, se perdermos esse Carioca molezinha vão encher muito o nosso saco. Bora ganhar essa merda logo e calar a boca dos cornetas! E nossos mulambos estarão cobertos de razão, esse é o espírito! O Carioca é importante, sim, ainda mais se estamos tão perto, a apenas 4 empates do triunfo. Não vale nada, mas eu quero!

Não tenho nenhum problema em mudar de opinião. E não me arrependo de ter dito milhares de vezes que a relação custo-benefício depõe contra o carioqueta e que as miudezas a ele relacionadas, como, por exemplo, a instável hegemonia local, são de pouco valor em vista do esforço necessário para conquista-las. Entendam que isso é conversa de fase preliminar. Agora que nós chegamos nos mata-mata decisivos o papo é outro.

E daí que não gostamos de Campeonato Carioca? O torcedor do Flamengo médio é gente como eu e você. E a gente gosta é de ganhar, não importa a competição e nem mesmo a modalidade. Não é novidade pra ninguém que no dia em que a bola de gude e o cuspe à distância entrarem pro mainstream do esporte nacional serão 40 milhões de rubro-negros prontos pra apoiar nossas equipes no mais puro espírito do Onde Estiver Estarei.

Eu, como milhões de outros rubro-negros, sou levado pelo senso comum a acreditar erroneamente que campeonatos Cariocas e Libertadores da América são excludentes. Mas temo que essa análise pré-fabricada é só mais uma platitude futebolística. Seria muito legal se houvesse mesmo uma relação causal entre perder a porcaria do Carioca e se criar na Libertadores. Infelizmente as estatísticas mostram que na maioria das vezes o que sói acontecer é os times, todos os times e não apenas o Flamengo, se fuderem simultaneamente nas duas competições. O que de certa forma torna injustificável todo o interminável debate sobre privilegiar essa ou aquela competição.

Pensando friamente e aproveitando pra fazer uma autocrítica, não é por escalar o time A ou o B contra a Cabofriense que se definirá se o Flamengo está priorizando a Libertadores ou não. Essa pergunta nem tem cabimento. Porque o Flamengo deixou claro que priorizou o Carioca quando, nas reuniões do arbitral da FFERJ, já sabedor das datas dos jogos da Libertadores, aceitou jogar o rural à vera pra perder dinheiro. Então agora vamos pular a parte do mimimi. Ajoelhou, meu cumpadi, tem que rezar. Não queremos mais saber de prioridade, joguem a porra da semifinal a sério!

Em jogo decisivo não pode marcar bobeira. E o jogo de hoje é perigosíssimo, não apenas pelas qualidades do Cabofriense, que fez ótimo campeonato, mas também porque o oba-oba está ligeiramente fora de controle nas hostes flamengas. Muita gente pensando que o jogo de hoje é mero cumprimento de tabela, que as favas estão contadas e o lambari pescado. Como se sabe, essa é uma receita infalível pra derrota.

Se o Flamengo quer mesmo jogar tranquilão em Guayaquil na semana que vem só tem um jeito: passar o rodo muito bem passado hoje pra poder entrar mais relax no jogo de Domingo. Se ficar de sacanagem arriscamos chegar no domingo totalmente no veneno. O que contribuirá negativamente pro espírito da rapaziada que vai ao Equador defender nosso bom nome na América.

O grande lance pro Mengão é encarar os próximos 6 jogos como uma competição só. Partir pra cima com tudo, sem fadiga, estafa ou estresse. O ideal é ganhar a meia dúzia direto, mas um ou dois empates, no Carioca, são administráveis. Na Liberta, nem pensar! Vamo lá, Flamengo, o ano começa agora. Vamos com tudo, sempre no sapatinho, subindo um degrau depois do outro na humildade máxima e passando o rodo em geral. Estamos de olho.

Fonte: Urublog

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

24/09/2024

Árbitro explica motivo da expulsão de Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Grêmio

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em duelo entre Flamengo e Grêmio…

24/09/2024

MELHOR DO MUNDO! Vini Jr é comunicado que será o Bola de Ouro em 2024, diz jornal

Jornal ‘Marca’ trouxe a informação de que Vini Jr ganhará o melhor do mundo Vinicius…

24/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

24/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

24/09/2024

Flamengo tem campanha de rebaixado no 2º turno do Brasileirão

Após derrota para o Grêmio, o Flamengo estacionou nos 45 pontos O Flamengo voltou a…

24/09/2024