Filho feio, sem pai e sem mãe.

Os Estaduais a cada ano que passa vão ficando menos prestigiados. Com o advento de uma suposta modernização, nome pomposo e que se resume só a arenas maquiadas e preços abusivos, a coisa só tende mesmo a piorar. Mesmo porque pagar cada vez mais por um produto cada vez pior desafia qualquer lógica/estratégia dos marqueteiros de plantão.

No caso particular aqui do Rio de Janeiro, no último final de semana descemos mais alguns degraus no quesito achincalhar o outrora Mais Charmoso Estadual do País. A Taça Guanabara, outrora disputado troféu e comemorado com pompa pela equipe vencedora, foi ganha pelo Flamengo com duas rodadas de antecedência, sem a presença da taça em si, diante de um Moderno e Chato Maracanã quase vazio.

Gritos tímidos e pálidos de “É Campeão…” ecoaram literalmente. De tão vazio, os gritos eram respondidos pelos ecos de um passado que já foi glorioso, com o tempo passou a sem graça e esse ano merecia uma placa daquelas de “Em risco de extinção”.

Pra coroar a bagaça, a voz sensata do Tio Jayme alertou (como se houvesse necessidade) que algo precisa ser feito e de forma urgente para reverter essa situação. Jayme chegou a falar no “público constrangedor” do jogo contra o Bonsucesso na Quarta-Feira de Cinzas.

Eu nem tenho muita moral pra ficar criticando o Estadual. Tudo bem que estive em todos os jogos do Carioqueta e teoricamente, como um consumidor ávido (ainda que muito a contragosto) do produto, eu tenha direito de reclamar do mesmo. De qualquer forma, essa minha presença tão assídua, apesar de ranzinza, é como se eu assinasse embaixo desse festival de insanidades no qual se transformou o campeonatozinho organizado pela Federação de Falências e desse o meu aval.

Algumas semanas antes, li em algum lugar um dirigente do próprio Bonsucesso reclamando do caráter deficitário do Carioqueta. Alguém discorda de que isso é o fim de tudo? Reflitam sobre isso. As pessoas responsáveis pelo Bonsucesso acham que as coisas estão erradas no Estadual… Se esse não for o fim da linha eu não sei mais o que pode ser considerado como tal.

Viramos um Circo de Loucos.

A parte um pouco mais sã é composta pela torcida que largou a competição de mão e não dá mais as caras nas arquibancadas. Como o amor é grande e acabam assistindo pela TV, também não estão isentos da sua dose de insanidade. A parte mais idiota, apaixonada e aguerrida,  é composta por mim e mais uma meia dúzia de sei lá quantos mil lunáticos que continuam dando murro em ponta de faca. A parte mais insana sem dúvida é composta pelos dirigentes, tantos os da Federação de Falências quanto os Smurfs e os outros.

Não podemos esquecer de incluir nesse pacote a dona do circo. A Televisão com suas chamadas exageradas e um tanto patéticas para jogos que ninguém quer assistir… “Nessa quarta… após a novela… o Flamengo entra em campo para mais uma batalha do Campeonato Carioca… Você curte tudo por aqui. Flamengo e Quixerapobrense… Dez da noite… Ao vivo…”

Ninguém merece esse troço. O Cariocão já foi nobre. Hoje agoniza. Tem que remediar e dar força… Ou então ter a coragem e a decência de desistir e sacrificar o quanto antes.

Fonte: Falando de Flamengo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo deve ter mudança importante contra o Peñarol em relação ao jogo de ida da Libertadores

Flamengo e Peñarol (URU) medem forças nesta quinta-feira (22) Está chegando a hora do tudo…

24/09/2024

Jogo da Libertadores hoje: River Plate x Colo-Colo abre os jogos de volta das quartas de final nesta terça

River Plate (ARG) e Colo-Colo (CHI) se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília) A Libertadores…

24/09/2024

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

24/09/2024

MELHOR DO MUNDO! Vini Jr é comunicado que será o Bola de Ouro em 2024, diz jornal

Jornal ‘Marca’ trouxe a informação de que Vini Jr ganhará o melhor do mundo Vinicius…

24/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

24/09/2024

Jornalista uruguaio ironiza clima de ‘já ganhou’ do Peñarol após vitória sobre o Flamengo: “Foi campeão no Maracanã?”

Celebração exagerada do Peñarol (URU) também foi assunto no Uruguai após a partida de ida…

24/09/2024