Futebol do Flamengo deve aprender com basquete o ‘Honrar o Manto’.

Agora é oficial, acabou a aparentemente interminável fase preliminar do grandioso Campeonato Carioca. Foi uma fase tão inútil que nem deveria ter começado. Para surpresa de ninguém, depois de 300 mil jogos o Flamengo foi o campeão por pontos ganhos, pontos perdidos, saldo de gols, camisa mais maneira, quantidade de taças rebocadas, etc. Entre os pequenos que já foram rebaixados o Florminense ficou em primeiro, o Vice em segundo e o Foguinho, que pena, nem apareceu na foto.

Agora sim, finda a exaustiva brincadeira de jogos inúteis que não valiam nada, podemos passar à fase decisiva do carioqueta. E pra calar de uma vez a boca dos críticos sistemáticos do charmoso torneio rural fiquem sabendo que agora os jogos passam a valer pelo menos o dobro do que valiam na fase anterior. É muita emoção, os jogos agora certamente vão bombar. O campeonato pode ser uma droga, mas não queremos nem saber. Queremos é ser campeão!

Mesmo sem ter sido um campeão de bilheteria o Flamengo vai pras finais do carioqueta como todo grande astro do showbizz: todo enrolado com a sua agenda de shows. Nos próximos 15 dias vai ser frenético, o Mengão joga às quartas e aos domingos e, apesar da vantagem dos empates no carioqueta, é melhor ganhar logo os próximos 6 jogos pra deixar tudo em paz na Nação onde o sol nunca se põe. Claro que vai ser tenso, estamos preocupados, mas não muito. O que é vencer 6 jogos direto pro Doutrinador Master do Futebol Mundial?

Se eu fosse o Flamengo, pra deixar bem explícito meu comprometimento com a competição continental deixava o Carioca pro time B resolver e nem tocava mais nesse assunto. Já imaginou o prejuízo se alguém se machuca em um jogo desse carioqueta de 1,99 e desfalca o time na Liberta? Os resultados obtidos ao longo de 15 jogos mostram que nossos Bs e Cs estão adequadamente preparados para levar o 32º Campeonato Carioca pra Gávea. Sozinhos. Deixa com eles, Jayme. Desapega e foco na Liberta.

Eu mesmo estou tão concentrado na Libertadores e na sua extensão natural – o Mundial de Clubes, que ontem nem pude assistir ao nosso jogo. Em vez de me divertir com os 8 gols da pelada preferi fazer o dever de casa e assistir ao Real x Barça. Por dois motivos: primeiro porque existem maiores probabilidades matemáticas de esbarrarmos com Real ou Barcelona em uma final de Mundial do que com a simpática Cabofriense. E depois porque meu saco pra ver peladas que não valem nada acabou, is over, zé fini. E nisso sei muito bem que não estou só.

Porque o rubro-negro é naturalmente atraído pros grandes eventos esportivos. Nascemos pra protagonizar as grandes decisões, os jogos históricos. Não nos importamos de engolir nossa cota de peladas, desde que sejamos devidamente compensados por grandes espetáculos. Como foi, por exemplo, a apoteótica final da Ligas das Américas de Basquete no Maracanãzinho, sábado à noite.

Casa cheia, torcida inflamada e dois times disputando o título e a vaga pra final do Mundial de Basquete. Com essa receita não tem como dar errado pro Mengão, que conquistou um título inédito e foi ainda mais longe na sua jornada rumo ao infinito. Parabéns pra todos os envolvidos. Não é mole, não. O Basquete é o Orgulho da Nação.

Se neguinho já não aguenta mais os cornetas evocando os feitos e a postura dos sempiternos Campeões Mundiais de 1981 o time do futebol do Flamengo pode encontrar ali mesmo na Gávea mais um excelente exemplo de técnica, superação, raça e amor à camisa. Basta fazer como a rapaziada do FlaBasquete, que joga todos os jogos como se fossem o último de suas carreiras. Se liguem nesses caras. Ou melhor, imitem esses caras. Os novos Campeões da América entenderam perfeitamente o significado da expressão Honrar o Manto.

Fonte: Urublog

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

24/09/2024

Árbitro explica motivo da expulsão de Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Grêmio

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em duelo entre Flamengo e Grêmio…

24/09/2024

MELHOR DO MUNDO! Vini Jr é comunicado que será o Bola de Ouro em 2024, diz jornal

Jornal ‘Marca’ trouxe a informação de que Vini Jr ganhará o melhor do mundo Vinicius…

24/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

24/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

24/09/2024

Flamengo tem campanha de rebaixado no 2º turno do Brasileirão

Após derrota para o Grêmio, o Flamengo estacionou nos 45 pontos O Flamengo voltou a…

24/09/2024