Xerifão jovem do Flamengo, Samir curte boa fase e lembra início difícil.

Compartilhe
Assim como o terço tatuado na mão esquerda, Samir tem a vida dividida em contas. Ou etapas. Se hoje é um dos jogadores mais regulares do elenco do Flamengo, até chegar aqui teve que deixar muitos obstáculos para trás.

Da rejeição no Fluminense pelos quilos a mais às longas viagens diárias de São João de Meriti até Vargem Grande, a personalidade do jogador foi moldada pela adversidade. Basta uma conversa para identificar a maturidade que o ajuda a lidar com as responsabilidades que a função de zagueiro xerifão exige.

— A gente ainda novo tem que mostrar para as pessoas por que veio ao mundo — discursa Samir, em uma frase que, ainda que possa parecer presunção, na verdade revela os calos que a vida lhe deu.

— Com 17 anos (hoje tem 19), saía de casa às 4h30m, minha mãe me deixava no portão e dizia: “Filho, vai com Deus”. E eu ia. Pegava a reta até o ponto e o trem até a Leopoldina. De lá, ia para a Gávea pegar o ônibus para vir para cá (Vargem Grande). A gente tem que usar isso como aprendizado.

Assim como as idas para o Ninho do Urubu, o ponto de partida da carreira também foi em São João de Meriti. Foi lá que Samir se destacou em uma escolinha do Fluminense e foi chamado para jogar em Xerém. Um período que durou cinco anos, até ser mandado embora pelo excesso de peso.

Para essa conta mais dura ficar para trás, Samir precisou da ajuda da mãe, Samara. Enquanto pensava em desistir da carreira, ela conseguiu para ele um teste no Audax, onde não demorou a se destacar. Dali, a carreira não sairia mais do eixo.

— Por ter vindo do Fluminense, era a grande promessa do Audax. E assumiu a responsabilidade — relembra Cléber dos Santos, seu técnico no clube da Baixada e que o levou para o Flamengo em 2011, quando o colocou para atuar como zagueiro (Samir era volante).

Samir anda com fé. E sabe onde quer chegar. Libertadores, seleção principal, Europa, objetivos não faltam. Mas com a mesma confiança que exibe na área tem a certeza de que vai alcançá-los.

— Eu considero que fui um enviado por Deus. Ele sempre me abençoa e me mostra o caminho certo.

Fonte: Extra Globo

Notícias recentes

  • Notícias

“Sou pago para fazer o diferente”: Leonardo Jardim dispara após vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro

Flamengo eliminou o Cruzeiro para chegar às quartas de final da Libertadores O Flamengo passou…

20/08/2026
  • Destaque

Samuel Lino provoca o Cruzeiro após jogo do Flamengo na Libertadores: “Quem ri por último, ri melhor”

Samuel Lino marcou o gol da classificação do Flamengo para as quartas da Libertadores Quem…

19/08/2026
  • Notícias

Classificado! Flamengo garante R$ 39,6 milhões em premiação na Libertadores

Flamengo eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores O Flamengo está nas quartas…

19/08/2026
  • Destaque

PARTIU, QUARTAS! Flamengo vence Cruzeiro e está classificado na Libertadores

Em grande atuação do Flamengo no primeiro tempo, o tetracampeão está nas quartas da Libertadores…

19/08/2026
  • Destaque

Vídeo: Pedro e Arrascaeta tabelam e lei do ex aparece no 1º gol do Flamengo sobre o Cruzeiro

Flamengo abre o placar contra o Cruzeiro na volta das oitavas da Libertadores O Flamengo…

19/08/2026
  • Destaque

Flamengo volta a decidir mata-mata da Libertadores no Maracanã após 4 anos

Maracanã será palco de jogo decisivo entre Flamengo e Cruzeiro O Flamengo entra em campo…

19/08/2026