As realidades opostas de Botafogo e Flamengo.

Compartilhe com os amigos
A Libertadores da América chega a sua penúltima rodada com os times cariocas em situações opostas: se por um lado o Botafogo está a uma vitória de confirmar a sua classificação e o primeiro lugar em definitivo do Grupo 2, o Flamengo, por sua vez, está a uma derrota de ser eliminado do torneio.
A realidade do Botafogo é simples e objetiva. O Glorioso, com 7 pontos, enfrenta no Maracanã o União Espanhola-CHI, que tem 6 pontos. Se vencer, o Alvinegro alcança os 10 pontos e deixa a equipe chilena quatro pontos atrás há apenas uma rodada do fim da fase de grupos. Em caso de empate, a liderança ainda fica nas mãos dos botafoguenses, mas eles precisariam não perder na última rodada para o San Lorenzo-ARG (5 pontos) na Argentina ou que, em caso de derrota, União Espanhola e I. del Valle-CHI (5 pontos) apenas empatem.
Tudo é possível, mas a superioridade técnica do Botafogo perante o adversário desta noite é grande, embora o confronto entre as duas equipes pela 2ª rodada tenha terminado empatado por 1 a 1 (as condições climáticas e o péssimo estado do gramado dificultaram demais o jogo do Fogão, mas, ainda assim, o clube chileno não foi capaz de vencer).
O Flamengo, no entanto, não tem a sua frente um futuro tão tranquilo. O Rubro-Negro (4 pontos) precisa não perder para o Emelec-EQU (6 pontos) no estádio George Capwell, onde em 2012 foi derrotado por 3 a 2 em situação parecida, para que assim ganhe vida na Libertadores e só dependa de si para se classificar na última rodada vencendo o León-MEX (7 pontos). Contudo, em caso de derrota, o time da Gávea dará adeus ao torneio e terá que cumprir tabela contra o time mexicano.
A situação rubro-negra é mais complicada não só pelas circunstâncias matemáticas, mas também pelo adversário. Se compararmos a situação dos dois times cariocas, veremos que o Botafogo tem a seu favor o fato de enfrentar uma equipe reconhecidamente inferior tecnicamente que, embora ainda esteja invicta no torneio (o União Espanhola tem 3 empates e 1 vitória), não apresenta grandes chances de complicar sua vida. Já o Flamengo, não, uma vez que o Emelec, derrotado na 2ª rodada por 3 a 1, venceu as duas partidas que jogou em seu estádio (2 a 1 no Léon e no Bolívar-BOL – 8 pontos) e, como o próprio goleiro Felipe afirmou, já assombrou o Rubro-Negro em outras oportunidades.
O Rio está a um passo do céu e a um passo do inferno nesta Libertadores, quadro que também se verifica com Atlético-MG e Cruzeiro em Minas Gerais. Chegar a fase de mata-mata com Botafogo e Flamengo vivos é pouco provável, mas não impossível.
Fonte: Lanceativo
Compartilhe com os amigos

Veja também