Brasil e México podem ser punidos por gritos homofóbicos.

Compartilhe
Brasil e México estão na mira da Fifa em uma investigação por possível comportamento homofóbico de suas torcidas na partida entre as duas seleções na última terça-feira, em Fortaleza, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, informou o jornal inglês The Telegraph.

O motivo, de acordo com a publicação, são os gritos das torcidas quando os goleiros cobravam um tiro de meta. Os mexicanos, em bom número no Castelão, começaram a gritar “Puto!” contra Júlio Cesar, como acontece em alguns jogos de futebol no país. A torcida brasileira devolvia quando o goleiro Ochoa era o responsável pela reposição de bola.

Esse termo, no México, é usado pejorativamente contra homossexuais. Segundo a reportagem, Brasil e México devem escapar apenas com uma advertência, por se tratar de um primeiro problema. A situação dos mexicanos, porém, pode ser mais complicada.

De acordo com o site em espanhol da emissora britânica BBC, a Fifa abriu processo para investigar supostos atos de racismo de torcedores mexicanos na partida contra Camarões, na primeira rodada, em Natal, na Arena das Dunas. A entidade recentemente prometeu punir até com a perda de pontos as equipes que tivessem reincidência em casos de preconceito.

Além de Brasil e México, os torcedores de Rússia e Croácia também estão na mira da Fifa. A entidade recebeu denúncias de conteúdo racista e antissemitas em cartazes exibidos por russos e croatas nos primeiros jogos de suas equipes na Copa do Mundo.

Piara Powar, membro da Força-Tarefa antirracismo da Fifa, disse que as imagens precisam ser investigadas, e atitudes rígidas deverão ser tomadas caso se confirmem as acusações sobre racismo e homofobia.

“O nível de homofobia em alguns jogos é também totalmente inaceitável. Precisamos de uma educação rápida antes que isso saia de controle”, afirmou o executivo ao The Telegraph.

A conduta dos torcedores russos é motivo ainda maior de preocupação, porque a próxima Copa do Mundo será disputada na Rússia, em 2018.

Ceni já foi alvo em clássico com o Corinthians

A polêmica dos gritos não é nova no Brasil. Durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, este ano, pelo Paulistão, torcedores corintianos gritavam “bicha” a cada tiro de meta cobrado pelo goleiro Rogério Ceni. O processo que poderia gerar punições ao Alvinegro acabou arquivado pelo TJD-SP.

Fonte: UOL

Notícias recentes

  • Destaque

Bruno Henrique exalta espírito do Flamengo em vitória sobre o Del Valle na Libertadores

Autor do primeiro gol do Flamengo, Bruno Henrique falou com a imprensa após o jogo…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo bate Del Valle em Quito pela 1ª vez na história e mira semifinal da Libertadores

Del Valle (EQU) não terá vida fácil para reverter a derrota no Maracanã O Flamengo…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo provoca Abel Ferreira, do Palmeiras, após vitória sobre o Del Valle na Libertadores

Publicação do Flamengo após o jogo foi entendida como provocação ao treinador do Palmeiras por…

10/09/2026
  • Destaque

NA RAÇA! Flamengo vence Del Valle e altitude e coloca um pé na semifinal da Libertadores

Flamengo conseguiu vitória gigantesca em Quito Uma vitória gigantesca e que assusta os adversários! Mesmo…

10/09/2026
  • Notícias

VÍDEO | Léo Pereira sobe sozinho e marca 2º gol do Flamengo contra o Del Valle, pela Libertadores

Flamengo abre boa vantagem em busca de vaga na semifinal da Libertadores Logo depois de…

10/09/2026
  • Destaque

VÍDEO | Bruno Henrique recebe passe de Samuel Lino e marca 1º gol em jogo do Flamengo x Del Valle

Como foi o gol de 'BH' nesta quinta-feira (10)? Bruno Henrique abriu o placar para…

10/09/2026