Entenda a entrada da Seleção Brasileira com a mão no ombro.

Compartilhe

Um gesto marcou a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, contra a Croácia, e será repetido, nesta terça-feira, no jogo contra o México, em Fortaleza. Os jogadores entraram em campo com a mão no ombro de outro companheiro. O ato não foi uma ideia motivadora do treinador da equipe, Luiz Felipe Scolari. E nem de um dos jogadores da equipe. Quem inventou o gesto foi um político, o secretário especial da Copa no Ceará, Ferrúcio Feitosa, filiado ao PROS (Partido Republicano da Ordem Social).

Amigo de Luiz Felipe Scolari e de alguns jogadores da seleção brasileira, ele enviou um e-mail para David Luiz, Thiago Silva e Dante incentivando os jogadores a irem para o gramado do Itaquerão, antes do jogo com a Croácia, unidos pelas mãos de uns nos ombros dos outros. A atitude deve ser repetida contra o México.

“Acordei com vontade de escrever algo que estimulasse a seleção. Comecei a escrever e acabou saindo isso. Eles não me falaram nada, e fiquei surpreso quando vi o time entrando daquele jeito”, contou o secretário ao UOL Esporte.

Na carta, o amigo de Felipão explicou porque o gesto seria importante e convenceu os jogadores. “O nosso ombro damos somente a quem confiamos e amamos, pois nos momentos de lutas é do ombro amigo que precisamos”, diz a mensagem.

Sócio de uma imobiliária, Feitosa trabalhou 21 anos no ramo de transportes antes de ser convidado pelo governador Cid Gomes para ocupar a Secretaria de Esportes do Ceará, em 2007, quando conheceu Felipão. Em 2012, quando o técnico deixou o Palmeiras e passou a exercer um cargo de voluntário do ministério do Esporte para a promoção da Copa do Mundo, os dois voltaram a conviver com maior frequência.

A amizade com o treinador vingou, tanto que ele foi um dos poucos autorizados a assistir ao treino fechado da seleção no Castelão, nesta segunda. “Não vi quem treinou no lugar do Hulk [que ficou no hotel tratando da coxa esquerda]”, desconversou o secretário.

Em 2013, Feitosa conheceu os jogadores da atual seleção, quando o Brasil foi a Fortaleza disputar a partida contra o México, pela Copa das Confederações. Thiago Silva e David Luiz viraram amigos do político. A dupla gravou um vídeo pedindo para que a torcida no Castelão cante o hino abraçada, após o secretário avisá-los sobre um movimento nas redes sociais para o abraço coletivo.

“Tenho outra ideia, que, se der certo, vai proporcionar uma festa maior ainda. Vamos fazer uma campanha para a torcida cantar o hino na volta do intervalo contra o México”, contou o político.

Fonte: UOL

Notícias recentes

  • Destaque

Plata desabafa após negociação frustrada com Dínamo e exalta o Flamengo

O que disse Gonzalo Plata após jogo do Flamengo x Del Valle (EQU)? O Flamengo…

11/09/2026
  • Notícias

Jardim freia empolgação, mostra preocupação e manda recado para o Flamengo sobre jogo da Libertadores

Leonardo Jardim pregou respeito ao jogo de volta contra o Independiente del Valle (EQU) e…

11/09/2026
  • Destaque

O fim da invencibilidade do Del Valle como mandante na Libertadores após derrota para o Flamengo

Rubro-Negro superou a pressão inicial do time equatoriano e venceu por 2 a 0 O…

11/09/2026
  • Destaque

Bruno Henrique exalta espírito do Flamengo em vitória sobre o Del Valle na Libertadores

Autor do primeiro gol do Flamengo, Bruno Henrique falou com a imprensa após o jogo…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo bate Del Valle em Quito pela 1ª vez na história e mira semifinal da Libertadores

Del Valle (EQU) não terá vida fácil para reverter a derrota no Maracanã O Flamengo…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo provoca Abel Ferreira, do Palmeiras, após vitória sobre o Del Valle na Libertadores

Publicação do Flamengo após o jogo foi entendida como provocação ao treinador do Palmeiras por…

10/09/2026