Muitos torcedores e a mídia insistem em afirmar ser o elenco do Flamengo fraco. Como não me canso de falar concordo em parte. Concordo que é fraco quando utilizamos como parâmetro a importância do Clube. Por outro lado afirmo sem dúvida alguma que não é mais fraco que alguns que estão melhores colocados na tabela. Tal situação mostra que até hoje não houve um treinador com competência para montar e manter um time. Como explicar a vitória na Copa do Brasil enfrentando equipes com elencos acima da média do futebol brasileiro e, em seguida cair de produção. Não foi simplesmente a saída de Elias que fez tal estrago.
Para atender as necessidades do elenco a Diretoria do Flamengo está em campo, mas até agora só especulação. A falta de contratação até o momento para qualificar o elenco com certeza vem frustrando a torcida e mais ainda o treinador. Nestes dias de férias, só falsas esperanças foram dadas, mas de concreto nada.
Apenas qualificar o elenco somente diminuirá os problemas. Além de qualificar tecnicamente, é urgente cuidar da preparação físico-técnica e por ordem no departamento de futebol.
É claro como água mineral a falta de preparo físico na maioria dos jogadores do elenco. Mesmo tendo realizado a pré-temporada faltou preparo físico, imagine agora depois de 15 dias de férias, regada a baladas, churrascos e geladas.
Outro ponto a ser trabalhado também visível e cobrado pela torcida é em relação ao padrão tático do time. A falta de um plano tático e as falhas constantes nas bolas áreas da defesa, sem contar a correria desenfreada, só mostra a falta de treinamento. Não devemos culpar Ney pela falta do padrão, uma vez que já não existia com Jayme e antes dele.
O técnico Ney Franco já enumerou os problemas que deverão ser trabalhados pelo Flamengo após as férias e, entre eles com certeza os apontados acima estão na lista.
Mesmo resolvendo todos os problemas acima é necessário por ordem na casa. Em qualquer empresa é necessário um mínimo de ordem e organização. E não seria diferente no futebol. O que ocorreu na Gávea na minha visão não é só a falta de um ou outro jogador, mas principalmente de ordem. Como explicar um jogador fazer toda pré-temporada e agora estar sem condição física, mesmo estando na metade da temporada 2014. Como explicar um time que seu treinador afirmava treinar e não ter um padrão de jogo. E não falo de um jogo, mas em todos os jogos. Não vi o time do Flamengo organizado em nenhuma partida, mesmo aquelas que ganhou. Não pode ser só culpa do elenco, mas também de quem o comanda ou comandou.
Podem trazer craques de nível de seleção, mas se não colocarem ordem na casa e cobrarem resultado nada adiantará. Os títulos ganhos jogaram para debaixo do tapete, todos os erros em contratações, preparação física e técnica, além da desorganização do departamento de futebol. É muita gente mandando e ninguém tomando decisões. Agora teremos de esperar e ver se realmente a nova direção do futebol conseguirá colocar ordem no Ninho do Urubu.
Fonte: Lanceativo