O fantasma sobrevive! Uruguai elimina Itália e vai as oitavas.

Compartilhe
A última rodada do ‘grupo da morte’ começou com uma certeza: mais um campeão mundial daria adeus à Copa de 2014. Pior para a Itália, que se junta à Inglaterra e vai para casa ainda na primeira fase. Em um confronto direto pela segunda vaga da chave, o Uruguai venceu por 1 a 0, nesta terça-feira, em Natal, e se classificou para as oitavas de final. Encara na próxima fase o primeiro colocado do grupo C, que tem tudo para ser a Colômbia.

O resultado coloca mais um time das Américas na próxima fase. Já são sete garantidos (Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica e o próprio Uruguai), número que ainda pode aumentar com o Equador. E que mantém o sonho uruguaio de um novo Maracanazo. Os uruguaios só pegam os anfitriões ambos chegarem mais uma vez à final. Cuidado, Brasil. O ‘Fantasma de 50’ vai ao mata-mata mais vivo do que nunca.

As fases do jogo: Foi um primeiro tempo de dar sono. Dois esquemas defensivos, muitas faltas, nervosismo dos atletas. Com ambos os times fechados, a alternativa era o chute de longe. Mas a pontaria ficou a desejar. A Itália até teve mais iniciativa e ficou mais no campo de ataque. O empate bastava, mas parecia que eram os europeus quem precisavam do resultado. A etapa inicial, porém, terminou sem que nenhuma das equipes criasse uma chance efetiva de gol.

Se era esperado que o Uruguai saísse mais no segundo tempo, o panorama se acentuou ainda mais com a expulsão de Marchisio logo no início da etapa final. Os sul-americanos se lançaram à frente para buscar a vitória na base da pressão. Os italianos tentaram segurar o resultado como puderam. A resistência durou até os 35 minutos da etapa final, quando Godín abriu o placar de cabeça. Nos minutos finais, a seleção europeia partiu para o desespero e lutou pelo empate na base da raça. Mas os sul-americanos aguentaram a pressão e comemoraram a classificação para as oitavas.

O melhor: Godín – Autor do gol do título do Atlético de Madri no Campeonato Espanhol, o zagueiro uruguaio voltou a mostrar que tem estrela. Novamente após cobrança de escanteio, subiu mais que a defesa adversária para marcar e colocar os sul-americanos nas oitavas. Ainda foi importante para segurar a pressão italiana no fim da partida.

O pior: Balotelli – O temperamento do atacante trabalha contra sua qualidade técnica. O craque italiano não economizou nas entradas duras e abusou das faltas até tomar cartão amarelo. Com a bola nos pés, nada criou. Acabou substituído ainda no intervalo para não ser expulso.

A chave do jogo: expulsão de Marchisio – Meia italiano acertou uma solada no início do segundo tempo e levou cartão vermelho direto. Com um jogador a menos, a Itália recuou para tentar segurar o empate ou matar a partida no contra-ataque. O Uruguai, que até então jogava pior, passou a pressionar e jogou toda a etapa final na área do adversário.

Toque dos técnicos: Assim como no jogo anterior,Cavani cumpriu uma função tática quando o Uruguai não tinha a bola. Foi responsável por acompanhar o italiano Pirlo quando este vinha buscar a bola em seu campo de defesa.

Para lembrar:

Torcida ilustre. A Itália contou com o apoio do jogador de basquete Marco Belinelli, campeão da NBA com o San Antonio Spurs. Ele esteve nas tribunas da Arena das Dunas apoiando a seleção de seu país.

Beijinho? Por pouco Luís Suárez não complica a vida do Uruguai. O atacante perdeu a cabeça e deu uma mordida no ombro de Chiellini. A arbitragem, porém, não viu a agressão. Antes, o defensor italiano já havia sido atingido no rosto por uruguaios em duas oportunidades e reclamou de cotoveladas.

Fonte: UOL

Notícias recentes

  • Notícias

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Vitória, pelo Brasileirão

Coluna do Fla comanda a melhor ‘live’ de jogo do Flamengo x Vitória O Flamengo entra…

09/08/2026
  • Notícias

Palmeiras empata em casa e Flamengo pode diminuir distância no Brasileirão

Flamengo e Vitória se enfrentam após empate entre Palmeiras e Internacional O Flamengo tem a…

09/08/2026
  • Notícias

SAIU! Veja as escalações de Flamengo e Vitória para jogo da 22ª rodada do Brasileirão

Flamengo e Vitória se enfrentam neste domingo (09), no Maracanã A bola vai rolar! Isso…

09/08/2026
  • Notícias

Flamengo tem 6 desfalques e 4 pendurados para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

Partida válida pela 22ª rodada acontece neste domingo (09), no Maracanã O Flamengo vive a…

09/08/2026
  • Notícias

Com Paquetá e Plata, Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

Flamengo possui longa lista de desfalques para a 22ª rodada Brasileirão Flamengo busca mais três…

09/08/2026
  • Notícias

A resposta do presidente do Instituto Córdoba sobre o interesse do Flamengo em Alex Luna

Meia do Instituto Córdoba (ARG), Alex Luna foi apontado como alvo do Flamengo O Flamengo…

09/08/2026