O Flamengo sempre teve uma estreita relação com a Copa do Mundo. Ao todo foram cedidos trinta e três jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o que faz do Flamengo o terceiro clube que mais cedeu jogadores. Dos cinco mundiais conquistados, quatro tiveram jogadores do Flamengo (1958, 1970, 1994 e 2002). A exceção fica em 1962. No ano do bi mundial, o Flamengo não teve nenhum jogador convocado. Os jogadores rubro-negros campeões mundiais foram Zagallo, Moacir, Joel, Dida, Brito, Gilmar e Juninho Paulista.
Dos dezenove mundiais disputados até aqui, além de 1962, Copa já mencionada, o Flamengo também não cedeu jogadores para Copa de 2006 e a que será disputada aqui no Brasil este ano. Há também algumas peculiaridades a ressaltar como o primeiro artilheiro do Brasil em Copas do Mundo. Trata-se de Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, que em sua única Copa do Mundo disputada, em 1938 marcou sete gols em quatro jogos. Leônidas é também o maior artilheiro do Flamengo em Copas seguido por Zico, que marcou cinco gols em três Copas (1978 1982 e 1986).
Zico que liderou a geração de ouro do Flamengo na década de 80 merece um destaque a parte junto de alguns dos seus companheiros de clube. Apesar da Copa de 1982 não ter sido a que mais teve jogadores cedidos pelo Flamengo, foi com certeza a que mais teve representatividade dentro do campo. Zico, Júnior e Leandro jogaram todas as partidas daquela Copa. Cinco jogos cada um. Diferente das Copas de 1954 e 1958, no qual o Flamengo teve quatro jogadores convocados, mas que não eram titulares. Na Copa de 1954, dos quatro jogadores convocados, só Índio atuou em uma partida e na de 1958, somente três atuaram (Zagallo, Dida e Joel). Voltando a Copa de 1982, talvez tenha faltado a Seleção de Telê ser mais rubro-negra. Adílio foi até o último momento antes da convocação final, cotado para ir à Copa, mas no fim foi preterido por Batista, meia do Grêmio.
O jogador do Flamengo que mais atuou numa mesma edição foi Júnior Baiano em 1998, na Copa do Mundo na França. O zagueiro participou de todas as partidas do Brasil naquele mundial que culminou com o segundo lugar. Zico é o jogador do Flamengo que mais fez partidas em Copas, são quatorze jogos no total.
Os primeiros jogadores do Flamengo convocados para uma Copa do Mundo foram o meia Benevenuto que não chegou a jogar pela Seleção, na primeira edição de uma Copa do Mundo, a de 1930 e o atacante Moderato, que na única partida que fez pela Seleção na Copa, marcou dois gols se tornando o primeiro jogador do Flamengo a marcar um gol em Copas. Além desse feito, Moderato vale um destaque maior, mas pelo Flamengo. No Campeonato Carioca de 1927, o atacante fez o gol do título na vitória contra o América por dois a um. O mais curioso é que Moderato jogou aquela partida usando uma cinta para proteger os pontos de uma cirurgia de apêndice a que acabara de ser submetido.
A Copa de 2010 também tem um fator histórico. O meia chileno, Fierro foi o primeiro estrangeiro jogando pelo Flamengo a ser convocado para Copa pela Seleção do seu país. Porem, o jogador não fez uma única partida naquele Mundial. Esse ano, o zagueiro equatoriano, Erazo fez história na aqui no Brasil ao ser o primeiro jogador estrangeiro do Flamengo a fazer uma partida numa Copa do Mundo.