Brasileiros provocam argentinos, e decisão tem brigas.

Compartilhe
O gol de Mario Götze deu o tetracampeonato mundial para a Alemanha, mas também foi o estopim para o barril de pólvora que se tornou o Maracanã na noite deste domingo. Alguns torcedores brasileiros começaram a provocar os argentinos, principalmente no setor atrás do gol localizado à esquerda das cabines de imprensa, onde os hermanos estavam concentrados na arquibancada, e também no anel do estádio durante a saída do público.

Depois de muito provocarem os brasileiros com referências à goleada de 7 a 1 na semifinal antes e durante a decisão da Copa do Mundo, os hermanos não aguentaram as brincadeiras (muitos deles deixaram o Maracanã chorando). Uma elas era a paródia da música mais cantada pelos rivais: “Argentino, me diz como se sente… / Perder na casa do papai!”. Além ainda do tradicional grito “Aha, uhu, o ‘Maraca’ é nosso”. Essas gozações – somadas à irritação pela perda do título – deram início a diversas confusões e brigas depois de um jogo tranquilo nas arquibancadas.

Antes mesmo do apito final, stewards e Polícia Militar tiveram de intervir para que o tumulto não se tornasse generalizado. Alguns torcedores foram detidos, enquanto famílias tentavam se proteger. Muitas crianças ficaram assustadas com o tumulto. As brigas se estenderam para os corredores do Maracanã, por 30 minutos depois da partida.

A rampa do Bellini foi o palco de alguns problemas. Foram pelo menos quatro brigas no local. Um hermano ainda foi acusado de atitudes racistas na arquibancada. Ele chamou um brasileiro de “macaquito” e ficou imitando o animal. Em seguida, emendou outra agressão verbal.

– Pensei que ia a um estádio, mas vim ao zoológico – disse o argentino.

Quatro casos de lesão corporal

A Delegacia Legal instalada pela Polícia Civil perto da rampa da Uerj registrou 38 ocorrências antes, durante e depois do jogo – sendo alguns ingressos falsos e a maioria por furto de bilhetes. Já o Juizado Especial do Torcedor do Maracanã recebeu quatro casos de lesão corporal, todos eles com argentinos sendo acusados de agredirem brasileiros. Houve ainda outros quatro casos que acabaram não sendo registrados pelos torcedores, de acordo com os policiais na delegacia que funciona ao lado do juizado, e um registro de furto de câmera dentro do gramado, por um fotógrafo francês.

O tenente-coronel João Fiorentini, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), relatou que o número de atendimentos médicos superou o de Uruguai x Colômbia, com cerca de 200 casos, entre agressões, hipertensos e outros. Segundo o tenente-coronel, a média vinha sendo de 50 a 60 atendimentos médicos por jogo.

Um dos torcedores agredidos, Douglas Frota, empresário de 34 anos de Fortaleza, relatou ter sido estrangulado por um argentino após ter feito brincadeiras com a mão aberta e falando “pentacampeão”.

– Estava na brincadeira, aquela coisa de torcedor, fiz o cinco com a mão, aí o argentino me ameaçou. Havia outros, então parei de brincar. Mas ele continuou ameaçando. Quando acabou o jogo, ele veio me estrangular e nem vi direito de onde vieram os socos – contou o torcedor, com ferimentos no rosto.

Com o gol de Götze, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 e conquistou a Copa do Mundo de 2014, neste domingo, no Maracanã. Esse é o quarto titulo mundial dos alemães.

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Destaque

Avaí anuncia contratação de Felipe Vizeu, ex-Flamengo

Cria da base do Flamengo, Felipe Vizeu é o novo reforço do Avaí Felipe Vizeu…

07/08/2026
  • Destaque

Flamengo trata proposta por Lorran como ‘desrespeitosa’, e técnico diz que o jogador é “genial”

Flamengo encerrou conversas com o Granada (ESP) por Lorran Lorran não vai para o Granada…

07/08/2026
  • Destaque

De La Cruz fica! Jogador encerra negociações com o Peñarol e segue no Flamengo

De La Cruz estava na mira do Peñarol (URU), mas proposta não agradou ao Flamengo…

07/08/2026
  • Notícias

Flamengo no mercado: Luiz Henrique é o líder de dribles do Zenit e da Rússia

Valores de Luiz Henrique podem superar os 25 milhões de euros (R$ 146,2 milhões) O…

07/08/2026
  • Destaque

Negociação encerrada! Luiz Henrique comunica fim de conversas com o Flamengo

Flamengo tentou a contratação de Luiz Henrique Luiz Henrique não será jogador do Flamengo, pelo…

07/08/2026
  • Notícias

Com mudança no Urubu, Flamengo reformula estratégia de marca e negócios e mira expansão global

Flamengo apresentou novidades em encontro na Gávea O Flamengo apresentou, nesta sexta-feira (07), na Gávea,…

07/08/2026