Copa influência tanto as emoções positivas quanto negativas.

Compartilhe
Sou obrigado a seguir no tema “emoções da Copa do Mundo”. Infelizmente um torcedor presente no Mineirão faleceu durante a disputa de pênaltis no jogo do Brasil x Chile. Pelo noticiário, vi que ele teve infarto do miocárdio seguido de parada cardíaca não recuperada.

Como relatamos, estamos em pleno andamento de um projeto iniciado na Copa da África do Sul. O estudo piloto ganhou importância e volume na Copa no Brasil, onde nove prontos-socorros de hospitais referenciados estão mapeando as internações por causas cardíacas um dia antes dos jogos do Brasil, no dia dos jogos e um dia depois. Conosco está o parceiro e coordenador do Instituto Dante Pazzanese, Dr Álvaro Avezum, com a base do controle técnico/estatístico do projeto, que deverá abranger milhares de pacientes. O jogo de Belo Horizonte foi muito estressante para milhares de pessoas e a morte ocorreu no próprio estádio. Na nossa pesquisa já temos informados e mapeados casos de infartos no jogo contra Camarões. Esse aspecto negativo da emoção é comum nas pessoas que em geral tem no futebol a sua esperança emocional de superação contra as atuais dificuldades do dia a dia. Na verdade precisamos de um herói esportivo para lavar a nossa alma.

O controle dos riscos passa pelas mesmas recomendações conhecidas, se você tiver problemas de saúde, valorize-as ainda mais quando estiver torcendo nos jogos. É muito difícil uma pessoa sofrer algo grave se estiver saudável. O que acontece é que as pessoas dão pouco ou nenhum valor, por exemplo, ao fato de estarem com sua pressão ainda não perfeitamente controlada, apesar de nada sentirem. E pior, durante as partidas, essas pessoas fazer todo tipo de abusos como, por exemplo, o uso de bebidas destiladas misturadas aos energéticos. Nesses casos, mesmo pessoas saudáveis ficam altamente vulneráveis aos problemas cardíacos do tipo arritmias e espasmos dos vasos cerebrais e do coração. Por isso, insisto que devemos ter autocontrole sempre, principalmente se formos do tipo explosivo.

E os nossos jogadores? A cobrança da torcida, o fraco rendimento técnico da Seleção, a responsabilidade, que é quase uma obrigação formal de vencer a Copa a qualquer custo, a baixa idade dos considerados os fora de série, traz uma carga emocional incrível. A psicóloga do esporte de confiança do Felipão, a Regina Brandão que o ajuda desde a Copa em que ele foi Campeão do Mundo, faz o seu papel profissional com o técnico, com os jogadores e com o nosso goleiro que, aliás, foi de uma concentração impar tanto nos pênaltis no jogo com o Chile como dentro do possível com a equipe. Devido à excepcional responsabilidade de disputar a Copa do Mundo em nossa casa, precisamos do autocontrole individual.

Sem teste/bobagem como o de caminhar em brasas para provar confiança e concentração, sem inveja de psicólogos desempregados jogando contra, sem dúvida o vencedor desta Copa será o melhor tecnicamente e o melhor no autocontrole das emoções.

Fonte: Globo

Notícias recentes

  • Notícias

Jogos da Libertadores hoje: Palmeiras x LDU e mais 1 partida acontece nesta quarta

Dois jogos acontecem pela Libertadores nesta quarta-feira (09) A bola segue rolando pela Copa Libertadores…

09/09/2026
  • Notícias

Brasileirão: veja parcial atualizada de ingressos vendidos para jogo do Flamengo x Corinthians

Torcida do Flamengo promete lotar Maracanã para mais um jogo de Brasileirão O Flamengo se…

09/09/2026
  • Notícias

Seleção Brasileira: saiba horário e onde assistir à convocação de Ancelotti; Pedro e Samuel Lino estão na pré-lista

Técnico anuncia nesta quarta-feira (09) a lista de convocados para os amistosos do Brasil contra…

09/09/2026
  • Notícias

Leonardo Jardim define time titular para jogo do Flamengo x Independiente del Valle em treino desta quarta

Flamengo e Independiente del Valle (EQU) disputam jogo de ida das quartas de final da…

09/09/2026
  • Destaque

Boto se pronuncia sobre retorno de Plata ao Flamengo e minimiza declaração de Bap: “Foi uma surpresa para mim”

Gonzalo Plata estava prestes a reforçar o Dínamo de Moscou (RUS) A 'novela' sobre o…

08/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta alcança 114 assistências pelo Flamengo e mira marca de Junior

Contra o Remo, Arrascaeta deixou Samuel Lino na cara do gol Arrascaeta segue fazendo história…

08/09/2026