Herança Maldita.

Grita falso torcedor. Faz ecoar por entre os ventos o som estridente de tuas cordas vocais calejadas pelos vícios de um passado tenebroso. Faz tua cobrança pela contratação do craque maior. Exija preços baixos de ingresso para dar em troca tua presença fundamental.

Reclama de tudo e de todos que hoje tentam resgatar um gigante não apenas adormecido, mas quase morto asfixiado pela fumaça de uma herança maldita.

Brota pelos ralos sujos da sede quase abandonada de outrora o lodo pegajoso das dívidas escondidas e repassadas de mandato a mandato por verdadeiros parasitas do poder e do dinheiro que se locupletam da paixão de milhões de verdadeiros devotos torcedores.

Quando se verte o tapete sujo da história recente, espalha-se o mofo e a poeira carregada do desperdício, do roubo e da manipulação de homens e números em nome de uma falsa sensação de grandeza.

Diante da sensação de um recorrente fluxo infinito de más notícias no campo jurídico-administrativo, faz-se mister a reflexão de cada um de nós, declaradamente apaixonados pelas cores rubro-negras sobre o que queremos e o que devemos ter e fazer nos dias de hoje.

Queremos ser gigantes sem passar pelas fases de crescimento. Mal acostumados com as apresentações de gala de craques estelares, de Romários, Edmundos e Ronaldinhos. Saudosos das tarde de domingo com Maracanã transbordando de gente, mas sem dinheiro no banco.

No campo, uns fingiam jogar, na sala do presidente, fingia-se pagar e na arquibancada queríamos acreditar que essa mistura explosiva de farsa e corrupção nos manteria no topo de todos os rankings esportivos nacionais e internacionais.

Acorda, massa falida! Se não temos as centenas para torcer, nosso clube não tem os milhões para pagar. É  tempo de crise e para a crise, há que se juntar o provimento e fazer render a sopa na manhã, na tarde e no anoitecer. Não existe milagre quando assunto é dinheiro.

O ingresso não é caro porque quem nos dirige resolveu elitizar o futebol. A conta é simples: se os custos são altos, os preços devem ser tais que permitam, no mínimo, sua cobertura. Mas cobrir os custos não é suficiente. Precisamos pagar dívidas e investir, não é? Para tanto, o resultado superavitário dos jogos e fontes extras de receita são necessários. Patrocínios, Programa Sócio Torcedor, vendas e licenciamento de produtos…Estas são as fontes de onde devem jorrar os recursos para a manutenção de um time campeão.

O problema é que grande parte do dinheiro que entra em nossos cofres hoje está sendo, finalmente, direcionada não para as canaletas da demagogia e do faz-de-conta de antes, mas para enterrar de vez a herança maldita de nosso passado inglório.

Aquietem-se os ignorantes, marionetes podres de uma sombra que insiste em nos rondar. A hora é de união. A palavra agora é colaboração. Não tem craque nem manchete. Vai ter que ser na raça, no suor e no amor.

Os outrora venerados Marcio Braga,Veloso e Kleber Leite seguem suas vidas de luxo dando risada da massa de miseráveis alienados, órfãos de seus malfeitos. São mais noventa milhões de reais para nossa coleção de dividas. Menos noventa para comprar nossos craques e construir nosso centro de treinamento.

Vamos reclamar de que? Podemos e devemos gritar pelo empenho, pela dedicação dos jogadores, pelo cumprimento de compromissos e pelo apoio dos quarenta milhões de torcedores que se dizem fanáticos da porta para fora, mas rejeitam o pedido de ajuda de um clube agonizante, pedindo socorro.

FLAVIEW

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo x Grêmio: CBF divulga escala de arbitragem para jogo do Brasileirão

Flamengo e Grêmio medem forças neste domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro A Confederação Brasileira de…

21/09/2024

EXCLUSIVO | Sem 18 jogadores, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão

Flamengo e Grêmio se enfrentam neste domingo (22), pelo Brasileirão O Flamengo está pronto para…

21/09/2024

Médico renova esperanças do Flamengo para participação de Pedro no novo Mundial da FIFA em 2025

Pedro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo servindo à Seleção Brasileira Fora da…

21/09/2024

Meia do Flamengo, Gerson chega à marca de 40 jogos seguidos na temporada 2024

Gerson começou entre os titulares diante do Peñarol (URU), na quinta-feira (19), pela Libertadores Gerson…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Gabigol anuncia assinatura de novo contrato com patrocinador

Gabigol fechou patrocínio com a Mizuno, fornecedora de material esportivo Atacante do Flamengo, Gabigol anunciou…

21/09/2024