Embora tenha sido derrotado pelo Fluminense na 4ª rodada, derrotar o Botafogo fez o Flamengo começa a trilhar o caminho rumo à saída do Z-4.
Ainda que não tenha derrotado o rival na ocasião (dois empates), mais uma vez o Flamengo se sagrou campeão estadual sobre o Vasco em 2014.
Inseridos no recente contexto de 2014, os exemplos acima comprovam a estatística que o Blog Teoria dos Jogos publica agora: quão grande é a superioridade recente do Flamengo sobre seus rivais cariocas? Em parceria com o sempre competente FutDados, fomos atrás da estatística dos confrontos rubro-negros contra Botafogo, Vasco e Fluminense*. Década por década, o panorama foi o seguinte:
O Botafogo é o clube que mais perdeu para o Flamengo: são 20 vitórias a menos. Em contrapartida, o Alvinegro foi responsável pelo maior massacre já sofrido pelos flamenguistas em uma única década. A famosa história do “bicho antecipado” do goleiro Manga é real, se refletindo no saldo positivo de 13 vitórias a favor do Bota entre 1960 e 1970. A má sequência rubro-negra se deu justamente após seu melhor desempenho: na década de 50, o Fla ganhou 56,41% dos pontos disputados contra o Botafogo. Nos dias atuais, a superioridade do clube da Gávea é apenas a 5ª maior da história do confronto.
O cruzmaltino é o único que conseguiu ser superior ao Flamengo em três décadas diferentes (incluindo, surpreendentemente, a década de 80). Fluminense e Botafogo o fizeram apenas duas vezes. No entanto, não foram suficientes para fazer o Vasco ter superioridade contra o Flamengo, já que o Rubro-Negro venceu 15 vezes a mais. O desempenho flamenguista na década de 2010 (55,56%) é o segundo melhor da história, ficando atrás apenas dos anos 60.
Fazem mais de 80 anos que o Fluminense não termina uma década com superioridade sobre o Flamengo. Ainda assim, o confronto tem equilíbrio: o Tricolor foi quem mais empatou, fazendo o Rubro-Negro conquistar seu menor percentual histórico de pontos (46,53%, contra 47,35% do Vasco e 47,24% do Botafogo). Mas na década de 2010 o Mengão vem se dando bem: ganhou 55,56% dos pontos em Fla-Flus. No total agregado (Fla x Bota+Vasco+Flu), o resultado ficou assim:
As 17 vitórias, 17 empates e 8 derrotas fizeram dos últimos anos os melhores do Flamengo na história dos clássicos no Rio: 53,97% de aproveitamento. Números semelhantes quando comparados aos últimos dez anos – ou seja, a “década” que se inicia em 2005 e termina em 2014:
Neste caso, mais do que o índice de vitórias (52,85%), chama atenção o saldo de vitórias do Flamengo: venceu 21 vezes mais do que perdeu, configurando o melhor desempenho de todos os tempos.
Caso o bom histórico permaneça, é possível que o Fla conquiste mais de quatro pontos contra Fluminense e Botafogo ainda neste Campeonato Brasileiro.Pelo andar da carruagem, tornando necessários outros 30 pontos para que a Nação possa chegar a dezembro dormindo tranquilas noites de sono.
Um grande abraço e saudações!
Fonte: Teoria dos Jogos