Foram cinco os jogos do Flamengo sob o comando de Vanderlei Luxemburgo até aqui. E as mudanças no comportamento do time são evidentes, não só pela posição na tabela do Campeonato Brasileiro, como pelos números apresentados em diversos fundamentos.
O time que não cometia infrações (era o último do ranking) e agora é o segundo mais faltoso – 102 infrações, atrás do Bahia, com 111. O Flamengo está em sexto nas rebatidas, com 93 bolas despachadas para longe. Antes quase não usava tal recurso.
Fez cinco gols e levou somente dois com o “professor”. Antes era a pior defesa e o 17º ataque do certame. Hoje é o terceriro time que menos precisa finalizar para marcar um gol. Sem Luxa era 17º da lista. Luxemburgo definiu o Flamengo como um time que precisa “carregar cimento nas costas”, ou seja, se esforçar em campo para compensar limitações.
Talvez seja exagero, mas a mudança de perfil com sua chegada é indiscutível. E está dando (muito) certo. E você, acredita que o Flamengo pragmático de Luxemburgo pode usar esse “cimento” para chegar a que posição na tabela?
Fonte: Mauro Cezar Pereira