O que vem acontecendo com nossos craques?

O que vem acontecendo com os nossos craques, quando nos deparamos com noticiário estampando nas páginas policiais, aquele que deveria estar apenas nas páginas esportivas? São casos recorrentes de jogadores envolvidos em crimes, agressões, trafico e agora milícia, que evidenciam a fragilidade na formação de nossos atletas. Como ainda podemos seguir errando nesse tema? Como ignoramos o vínculo entre jogador, a imagem do clube e sua torcida?

O fato de lidar com pessoas e suas individualidades, expõe a possibilidade de sermos surpreendidos com este tipo de episódio, mas não é aceitável que isso se torne algo recorrente. É fundamental que os clubes prevejam medidas de resguardo, preservando o clube e sua torcida.

O futebol, paixão nacional e parte da identidade do Brasil, passou a ser visto como possibilidade de ascensão social para jovens das classes mais baixas. Adquirir status social, e melhores condições financeiras virou foco principal em qualquer pelada de rua. No entanto, como em quase tudo na vida, não há garantia de sucesso profissional e muito menos de ascensão financeira, uma vez que desde a iniciação até a aposentadoria, o jogador passa por várias etapas: captação, formação, cobrança, afastamento do ambiente familiar, e por muitas vezes, a dificuldade da manutenção dos estudos.

Nesse processo da transição da vida do atleta para a profissionalização é fundamental uma estrutura psicológica e familiar para que o atleta possa alcançar um alto nível de desenvolvimento esportivo e pessoal contribuindo também para a formação do caráter do atleta. Este entendimento tem ligação direta com formação dos meninos na base. Na construção da trajetória esportiva de um atleta é imprescindível a participação do clube investindo num plano de ação com suporte à formação e desenvolvimento de forma global.

A carreira do jogador de futebol é de responsabilidade do clube pelo qual ele atua. O resultado deste profissional está diretamente ligado ao suporte de formação e desenvolvimento recebido, desde as primeiras categorias, até a chegada ao profissional. A atuação em todas as etapas do processo permite melhor aproveitamento, rendimento e sucesso na carreira, sendo mais fácil identificar lacunas sociais e psicológicas, evitando um aproveitamento inadequado do potencial do atleta.

Faz-se necessária uma observação mais atenta a este processo, principalmente sendo o futebol uma modalidade onde os salários e o dinheiro giram na casa dos milhões. É atuando de forma preventiva, que é possível evitar o surgimentos de profissionais mal preparados com carreiras finalizadas de maneira precoce, com danos a imagem do clube, e assim prejudicando o desempenho de todo grupo.

Que o caso do volante Luiz Antônio seja tratado de forma profissional e transparente com o torcedor, zelando pelos demais profissionais do clube, não comprometendo seu rendimento e entrega de resultado. Quem não se adequar às diretrizes e ao código de ética e comportamento do clube, não pode fazer parte dele.

Fonte: Falando de Flamengo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

ARRASCAETA JOGOU NO SACRIFÍCIO

Apoio: KTO.com ARRASCAETA JOGOU NO SACRIFÍCIO 👉 Vire membro do canal: https://www.youtube.com/channel/UCOH0UtunvcOtBYvmHfHK3Nw/join ► Acesse o…

20/09/2024

Flamengo quebra sequência positiva na Libertadores após derrota para Peñarol

Dado sobre a Libertadores é contabilizado desde 2017 O Flamengo voltou a decepcionar os torcedores…

20/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

20/09/2024

Ídolo do Flamengo xinga Tite e pede demissão imediata do treinador após jogo da Libertadores

Beto, capitão do Flamengo nos anos 90 e 2000, subiu o tom contra Tite depois…

20/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

20/09/2024

Alex Sandro aponta principal erro do Flamengo contra o Peñarol e dá dica ao elenco para a classificação na Libertadores

Alex Sandro foi titular pela segunda vez com a camisa do Flamengo A reestreia de…

20/09/2024