Presidente justifica troca de técnicos e cita salários em dia.

Compartilhe
Eduardo Bandeira de Mello chegou à presidência do Flamengo apoiado em um discurso de modernização do futebol. Se por um lado, conseguiu profissionalizar a gestão do futebol, por outro mostrou que a cúpula do clube recorreu a um precedente comum aos dirigentes nacionais: a instabilidade quando o assunto são os treinadores. Em 20 meses de mandato, o Flamengo contou com seis técnicos. Mas Bandeira de Mello defende a sua gestão e culpa a cultura brasileira.

– Infelizmente isso é profissionalismo no Brasil. A variável de ajuste no caso de insucesso no futebol brasileiro, é sempre o treinador. Quando nós chegamos ao Flamengo, encontramos um treinador, o Dorival Júnior, que infelizmente estava com o salário incompatível com a situação que a gente estava vivendo naquele momento. Então nós tivemos que fazer a substituição. Veio o Jorginho, que é um treinador promissor, que está lá agora nos Emirados Árabes, com pele rubro-negra. Infelizmente, o trabalho do Jorginho começou a não render frutos em uma fase crucial no Campeonato Brasileiro e nós tivemos que dispensá-lo – recordou Bandeira.

Ainda em 2013, depois de Jorginho, vieram Mano Menezes e Jayme de Almeida. Em 2014, Vanderlei Luxemburgo assumiu após a queda de Ney Franco, contratado para substituir Jayme de Almeida. Mas o mandatário rubro-negro entende que as mudanças ocorrem por necessidade

– (Depois do Jorginho) Veio o Mano Menezes, que estava na seleção brasileira, competência reconhecida. E ele não ficou porque não quis. Veio o Jayme de Almeida, excelente treinador, com ele fomos campeões da Copa do Brasil, tivemos um final de Brasileiro razoável e o início desse ano tivemos a vitória na Taça Guanabara. Infelizmente o futebol é uma coisa dinâmica e, às vezes, cruel. Quando os resultados não começam a acontecer e você começa a imaginar que poderia fazer outro tipo de trabalho, você substitui o treinador, isso não é uma característica do Flamengo e não é falta de profissionalismo – afirmou.

O presidente ainda garantiu que, apesar do troca-troca de técnicos, o clube tem o cuidado para não ficar no prejuízo e ter de arcar por muito tempo com salários de quem não está mais no clube.

– Todos esses treinadores que passaram pelo Flamengo receberam todos os seus salários. Não fizemos nenhum contrato com cláusulas extorsivas que nos levem a ficar pagando durante anos um treinador. Na verdade, é profissionalismo. Talvez a estrutura do futebol brasileiro leva que aconteça isso, quando os resultados são ruins. Com o Vanderlei tenho certeza que a coisa vai dar certo no longo prazo – resumiu Bandeira de Mello, apostando que Luxemburgo vá tirar o Flamengo da zona de rebaixamento.

Com 13 pontos em 14 jogos, o Flamengo ocupa a 19ª colocação e no próximo domingo o time tem um confronto direto com o Coritiba, no Couto Pereira, às 16h, na luta para sair da zona da degola no Brasileirão.

Fonte: SporTV

Notícias recentes

  • Notícias

Jardim admite queda de rendimento de Jorginho e aponta culpado por momento ruim do Flamengo

Veja o que disse Leonardo Jardim após Internacional 1x1 Flamengo O Flamengo tropeçou mais uma…

29/07/2026
  • Destaque

De La Cruz está fora do próximo jogo do Flamengo no Brasileirão

Qual é o próximo jogo do Flamengo no Brasileirão? O técnico Leonardo Jardim ganhou uma…

29/07/2026
  • Destaque

Varela desabafa após péssima atuação do Flamengo: “Fechar as portas e começar de novo”

Flamengo jogou abaixo do esperado em empate contra o Internacional, pelo Brasileirão Mais uma vez…

29/07/2026
  • Destaque

Flamengo tem atuação apática, mas acha gol no fim e empata com o Internacional pelo Brasileirão

Com atuação tenebrosa, Flamengo escapou da derrota no fim Mais sorte do que juízo. O…

29/07/2026
  • Destaque

VÍDEO | Samuel Lino marca 1º gol do Flamengo e empata jogo contra o Internacional

🚨 GOOOL! Samuel Lino!Internacional 1 - [1] Flamengo pic.twitter.com/ySaSB1igqY— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) July…

29/07/2026
  • Destaque

Boto mantém otimismo por contratação de Almada pelo Flamengo

Thiago Almada deve ser o primeiro reforço do Flamengo nesta janela de transferências O Flamengo…

29/07/2026