A partida da última quarta-feira, no Morumbi, foi bastante proveitosa para observar alguns pontos interessantes do time Flamengo. A disposição tática dos comandados de Vanderlei Luxemburgo, no empate diante do São Paulo, vale ser repetida, mas se deve trocar algumas peças para tentar alcançar o objetivo principal do clube, como o próprio treinador afirma, que é permanecer na elite do futebol brasileiro na próxima temporada.
A ausência de Eduardo da Silva foi sentida pelo Flamengo. A entrada de Gabriel não foi a melhor escolha que poderia ser feita pelo treinador. Apesar do lance do primeiro gol rubro-negro ter começado com Gabriel – vale ressaltar que foi resultado de uma jogada ousada, que deveria ser apresentada por todo jogador de futebol –, Vanderlei Luxemburgo tem melhores opções para colocar como titular, como Elton.
Na parte defensiva, o Flamengo também mostrou uma boa organização, conseguindo filtrar principalmente o trabalho de Kaká, que não teve liberdade para armar as jogadas. O retorno de Samir ao time titular foi válido, fazendo boa companhia ao Wallace. Agora, Luxemburgo, até quando você vai insistir em nomes como Arthur e Luiz Antonio? Não tem como continuar assim. É melhor, inclusive, que os dois não continuem na Gávea.
Vale destacar também que o lado esquerdo do Flamengo mais uma vez se destacou. A dupla formada por João Paulo e Everton vem rendendo bons frutos ao Rubro-Negro e deve permanecer. Já o lado direito, com o lateral Léo Moura… Bem, ele deveria fazer uma reflexão e ver que não tem mais condições de atuar bem frequentemente.
Enfim, o empate, dentro das circunstâncias, foi de bom tamanho. E que Luxemburgo veja esses pontos!
Fonte: Grito da Nação