Comemora NAÇÃO RUBRO-NEGRA, o Flamengo é o novo campeão mundial de basquete. Em partida eletrizante realizada na manhã deste domingo na Arena da Barra, a equipe rubro-negra bateu o Maccabi Tel Aviv por 90 a 77 e conquistou a Copa Intercontinental de Clubes.
Com a conquista o Flamengo coroou uma temporada perfeita em que conquistou todos os títulos que disputou (Carioca, LDB, Liga das Américas e NBB) e de quebra se tornou o segundo clube brasileiro a conquistar o mundo. Antes do Flamengo, apenas o Sírio de São Paulo em 1979 havia conquistado a principal competição entre clubes do basquete FIBA.
Os destaques rubro-negros foram o armador argentino Nicolás Laprovittola, cestinha do Flamengo na partida com 24 pontos e o pivô Jerome Meyinsse, autor de 22 pontos. Nico, como é carinhosamente chamado pela torcida, foi fundamental para furar o forte bloqueio armado pelo time israelense com infiltrações inteligentes e passes certeiros que acharam seus companheiros em boas condições de acertar arremessos.
Além dos estrangeiros, um outro jogador merece uma menção especial. O ala-armador Vitor Benite foi fundamental para a vitória rubro-negra ao substituir o ídolo Marcelinho Machado e ser fundamental nos dois lados da quadra. No ataque, acertou arremessos certeiros em momentos cruciais. E na defesa foi incansável na perseguição à Jeremy Pargo, o grande nome da equipe adversária.
O armador norte-americano até consegui se destacar de forma pessoal, anotando 28 pontos (18 deles em arremessos de longe) mas não foi muito feliz na tarefa de fazer o time jogar junto com ele, além de não ter conseguido sair da forte marcação rubro-negra e ter abusado do individualismo nos momentos decisivos.
O JOGO
A partida não começou bem para o Flamengo, que entrou desatento em quadra e viu o adversário abrir 7 pontos no placar com extrema facilidade. Foi aí que o ala Marquinhos acertou dois arremessos de longa distância e recolocou o Flamengo no jogo. Em seguida, Meyinsse marcou 5 pontos seguidos e o Flamengo ampliou a vantagem para 4 pontos (11 a 7). O jogo continuou equilibrado com as duas equipes trocando cestas até o fim do primeiro quarto, que terminou com vitória do Flamengo (27 a 25).
O começo do segundo período foi marcado pelo nervosismo das duas equipes que desperdiçaram ataques em demasia. Foi então que Marcelinho Machado teve o seu melhor momento na partida, anotando 5 pontos seguidos e dando uma assistência, contribuindo para que o Flamengo terminasse o primeiro tempo com 10 pontos de vantagem (46 a 36).
Na volta do intervalo, a equipe israelense partiu com tudo para cima do Flamengo e Jeremy Pargo comandou a reação adversária com 3 chutes certeiros do meio da rua, ajudando o Maccabi a diminuir a diferença para apenas um ponto. O técnico José Neto parou o jogo, organizou a equipe e o Flamengo reassumiu o controle da partida. Ao final do terceiro quarto, o placar marcava 64 a 61 para os rubro-negros.
Os 10 minutos mais importantes da história do basquete rubro-negro estavam prestes a começar e os jogadores não davam qualquer indicação de que deixariam o Maccabi Tel Aviv estragar a linda festa que os torcedores faziam na Arena da Barra. Com uma atuação espetacular na defesa, os rubro-negros não deram chance e atropelaram o adversário com uma vitória de 26 a 16 no último período, comandados pelo trio Laprovittola, Meyinsse e Benite. Faltando pouco menos de 40 segundos para o fim do jogo, a torcida já ecoava os gritos de “É CAMPEÃO!”. No fim da partida, o ala Vitor Benite isolou a bola na direção da torcida que explodiu de alegria e deu início as comemorações.
A torcida então invadiu a quadra e literalmente carregou os jogadores nos ombros. Um final perfeito que representa a relação próxima entre a torcida e o time, a quem se referem carinhosamente como o “Orgulho da Nação”.
A torcida do Flamengo pode se encher de orgulho e comemorar o título mundial. Tirando o começo ruim e a reação no terceiro quarto, o Flamengo foi muito mais time e conquistou o título com autoridade, não dando chances a um adversário tradicional e qualificado, que já venceu seis vezes o título europeu. Uma vitória para ficar para sempre na mente dos torcedores rubro-negros.
A conquista de hoje reflete um bom trabalho que é desenvolvido há muitos anos no basquete rubro-negro. Desde a metade da década passada o basquete rubro-negro vem numa crescente e conquistou praticamente tudo o que disputou desde a grande reformulação ocorrida em 2012 (somente Marcelinho Machado continua) com as chegadas do técnico José Neto e jogadores como Marquinhos, Olivinha e Vitor Benite, o título do NBB no ano passado, as chegadas de Meyinsse e Laprovittola em 2013 e culminando com a conquista de todos os títulos disputados nessa temporada. Com um elenco cada vez mais forte (esse ano teve o reforço de Walter Herrmann), o Flamengo tem tudo para se manter no topo por muito tempo.
A temporada está apenas começando. No próximo fim de semana a equipe viaja para os Estados Unidos onde disputará 3 amistosos contra equipes da NBA (Orlando Magic, Phoenix Suns e Memphis Grizzlies).
Rodrigo Gonçalves
@piroquio
Fonte: Magia Rubro-Negra