Ministro apoia a Fifa, critica Lei Pelé e quer fundo para clubes.

Compartilhe
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, aprovou, neste sábado, a decisão da Fifa de proibir a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol. A expectativa é de que, após um período de transição, a proibição comece em três ou quatro anos. Na prática, a Fifa quer que apenas clubes sejam donos de direitos econômicos de jogadores.

Durante entrevista no primeiro evento-teste do novo estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, Aldo Rebelo elogiou a decisão da Fifa, mas também criticou a Lei Pelé, criada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que acabou com o “passe”.

– A decisão da Fifa é acertada. É uma decisão de defesa do futebol mundial e dos clubes. Não podemos conceber que um empresário de futebol tenha um faturamento maior num ano do que clubes como Corinthians e Flamengo. É uma anomalia que precisava ser corrigida. Os clubes estão sendo fragilizadas. A Lei Pelé contribuiu para isso, porque abriu para o que há de pior no mercado – disse Aldo Rebelo.

O ministro espera que a decisão da Fifa ajude os clubes brasileiros a se reerguerem. Atualmente, as principais agremiações têm uma dívida que, somada, supera R$ 4 bilhões. Aldo Rebelo sugere que os clubes criem seus próprios fundos. Clique aqui e veja o ranking do endividamento no Brasil.

– Os clubes hoje são dependentes (dos investidores). Nós lá no governo pensamos numa medida para restringir os direitos econômicos dos empresários ou ao menos que eles tivessem que partilhar com os clubes esses direitos, mas, mesmo assim, fui procurado por clubes dizendo que não dá para formar um time sem a participação de empresários. Os clubes estão tão frágeis que sem empresários não conseguiriam formar seus times. Outros clubes falaram que temiam uma fuga para a Europa – disse Aldo Rebelo.

– Como perspectiva de fortalecimento dos clubes, espero que eles próprios criem os seus fundos de investimento como os empresários fizeram. Se os clubes aproveitarem melhor as receitas, não gastarem aquilo que não podem, não anteciparem receitas, a médio prazo podemos reconstruir o futebol brasileiro sob bases mais sólidas – emendou o ministro do Esporte.

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Notícias

Jogo do Flamengo x Remo vai passar na Globo hoje?

Mais Querido entra em campo neste domingo (06), em confronto que também tem transmissão na…

06/09/2026
  • Destaque

Jogo ao vivo, escalações e mais: saiba tudo sobre Flamengo x Remo

Rubro-Negro encara o time paraense neste domingo (06), no Mangueirão, em confronto que pode valer…

06/09/2026
  • Notícias

Jogo do Flamengo hoje! Derrota do Remo pode mudar liderança no Brasileirão

Rubro-Negro entra em campo no Mangueirão às 16h e pode assumir a ponta do Brasileirão,…

06/09/2026
  • Destaque

Fluminense bate Vasco, e Flamengo ‘monitora’; a tabela atualizada na 26ª rodada do Brasileirão

Flamengo e Remo se enfrentam, neste domingo (06), pela 26ª rodada do Brasileirão A 26ª…

05/09/2026
  • Notícias

Del Valle vence por 3 a 1 com reservas de olho no jogo contra o Flamengo

Time equatoriano poupou titulares, venceu por 3 a 0 e segue líder isolado do Equatorianão…

05/09/2026
  • Brasileirão
  • Estatísticas
  • Notícias

Todas as estatísticas que colocam o Flamengo como favorito absoluto contra o Remo

Retrospecto joga a favor do Rubro-Negro, que pode até assumir a liderança do Brasileirão neste…

05/09/2026